Translate

terça-feira, 2 de setembro de 2014

" ONDE MARINA JABOTI SE METEU", SÓ SE ENGANA QUEM QUER JCN

Socialistas participam do XIX Encontro do Foro de São Paulo
Divulgação     
  Reunião da CSL durante o Foro de São Paulo
Foro de São Paulo - 
Representantes do PSB participam do XIX Encontro do Foro de São Paulo, que se realiza entre os dias 31 de julho e 4 de agosto de 2013, na cidade de São Paulo. Co-fundado pelo PSB em 1990 – juntamente com o PT e outros partidos latino-americanos, como o PC cubano, o PRD e o Partido del Trabajo, ambos do México –, o Foro consolidou-se como a mais ampla reunião de partidos e organizações de esquerda da região. Este ano, o evento conta com representantes de cerca de 90 partidos espalhados por 36 países. Do Brasil, participam PSB, PT, PDT, PCdoB, PCB e PPL.
Precedido por um curso de formação política que se realizou entre os dias 29 e 31 de julho, o XIX Encontro do Foro de SP foi convocado com dois objetivos fundamentais: 1) traçar um amplo diagnóstico da situação internacional e 2) aprovar um plano de ação regional, com vistas a aprofundar as mudanças em curso e acelerar a integração regional.
Segundo o vice-presidente Nacional do PSB, Roberto Amaral, o Foro “é da maior importância para o pensamento de esquerda e para a troca de experiências: ele reúne teoria e prática.” O dirigente destacou que o FSP acontece em um momento delicado, em que o Brasil se encontra “entre uma crise internacional agudizada e a crise doméstica, que se apresenta mais grave do que se supunha.” Para Amaral, o país vive a expectativa das eleições de 2014, que podem ser decisivas para a continuidade do projeto de centro-esquerda, ao mesmo tempo em que afloram problemas mais graves na economia e na condução da política.
Presentes ao encontro de parlamentares, ocorrido em 1º de agosto, os deputados federais José Stédile (PSB-RS) e Glauber Braga (PSB-RJ) destacaram a riqueza das contribuições apresentadas e a importância da integração parlamentar para impulsionar a aproximação entre os países da região e fomentar as transformações desejadas. Na ocasião, Glauber salientou que “a introdução de mecanismos de participação direta da sociedade, inclusive em nossos mandatos, é uma ferramenta política fundamental para a integração”.
No âmbito do evento reuniram-se organizações como a Coordenação Socialista Latino-Americana, fundada em 1984 e cuja secretaria-geral está a cargo do PSB desde 2010, sendo ocupada por Roberto Amaral.
O encontro da CSL foi marcado pelo retorno, à organização, do Partido Socialista do Peru, bem como o ingresso do Partido Revolucionário Febrerista, do Paraguai, e do Movimiento Progresistas, da Colômbia. Na ocasião, os membros da CSL expressaram sua solidariedade ao prefeito de Bogotá, eleito pelo Progresistas. Ex-guerrilheiro do M-19, candidato à Presidência da República em 2010, Gustavo Petro é alvo de nebuloso processo de impeachment, originado em um embate com as empresas de limpeza urbana da capital colombiana.
Nesta sexta-feira (2), Amaral participou como debatedor da oficina sobre Defesa, e à noite irá representar o PSB no ato público de inauguração oficial do evento.

Colaborou: Pedro Amaral - Assessor Internacional da Liderança do PSB na Câmara dos Deputados