Translate

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

LULA REFORÇA O CAIXA DE CHÁVES

17/02/2010
Já circula na imprensa: “Brasil volta a importar gasolina“. Pena que o anúncio não esteja recebendo o mesmo tratamento bombástico do famoso “pré-sal”. Mas o que tem de mais a importação de gasolina pela Petrobrás? Nada mais, nada menos que a interrupção, pelo governo de Lula, de um ciclo bem sucedido da Petrobrás. O Brasil, que se tenha claro, não importava gasolina há 40 anos. Isso mesmo, QUARENTA ANOS e, há 10 anos, era exportador. Isto mesmo, EXPORTADOR.
O que aconteceu com o ufanismo alardeado por Lula da Silva sobre o seu mais acariciado objeto de desejo, a Petrobrás? O que aconteceu com os mega  projetos hiper faturados e tocados à revelia dos pareceres do TCU por força de veto do próprio Lula da Silva? Acabou o nosso petróleo? Que não me venham a falar em problemas com a safra da cana de açucar. Nestes últimos 40 anos, muitas foram as crises no ramo e, veja só, a Petrobrás não precisou IMPORTAR  nem uma gota de gasolina.
Mas vamos adiante, sem qualquer idéia conspiratória. Todos sabem que Hugo Chávez conduziu, e continua a conduzir, a Venezuela para o naufrágio e caos econômico. É certo. A economia Venezuelana já não mais está se sustentando. Pois imaginem só de quem Lula da Silva comprou os 270 mil metros cúbicos de gasolina (dois milhões de barris)? do companheiro Cháves, é claro. A mercadoria deve chegar no começo de Março. Custou algo em torno de U$ 140 milhões. É pouco para as necessidades do chefão bolivariano. Mas não deixa de ser uma boa grana em caixa,  em bom momento. O caso é que novas importações estão previstas.
Segundo Ildo Sauer, ex-diretor da Petrobrás deve-se olhar com cautela essa importação, afinal, “A empresa era superavitária de gasolina dsde a entrada do proálcool, lembram? Anos 70.
O que há por trás destas importações? Que as oposições chamem, para depor, os responsáveis.  Nós queremos saber.
caminhando.net