Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2011


12/10/2011 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Palocci é investigado por lavagem de dinheiro


Ex-ministro-chefe da Casa Civil terá que se explicar sobre aluguel de apartamento que pertence a um suposto ‘laranja’ que responde a processo por fraudes e crimes tributários.
São Paulo - Quatro meses após renunciar ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil, por suspeita de enriquecimento ilícito, Antonio Palocci tornou-se alvo de nova investigação. O Ministério Público de São Paulo confirmou ontem que abriu procedimento investigatório para apurar suspeita de envolvimento dele em esquema de lavagem de dinheiro. Um dos proprietários do apartamento que ele alugava em São Paulo é réu em processos por fraudes e crimes tributários.
O procedimento começou após análise de documentos sobre o imóvel solicitados a partir de representação do deputado estadual Pedro Tobias (PSDB-SP). A petição do tucano se baseou em reportagem da revista ‘Veja’ que apontou que os donos do apartamento, avaliado em R$ 4 milhões, teriam sido “laranjas” de operações financeiras irregulares.
A defesa do ex-ministro afirma que Palocci negociou o aluguel com imobiliárias e nunca teve contato com os proprietários do apartamento. Os advogados dizem ainda que Palocci decidiu romper o contrato e deixou o apartamento em julho, ao saber das denúncias.
A atual investigação não tem ligação com inquérito civil do Ministério Público Federal sobre suposto enriquecimento ilícito. Palocci deixou o cargo em junho, após a revelação de que o seu patrimônio aumentou em 20 vezes em quatro anos.
Há uma semana a Procuradoria da República no DF informou que, diante de novas provas, avaliava a possibilidade de reabrir o inquérito criminal arquivado em junho.