Lula sabia e mandou cometer crimes
É o que garante o jurista Hélio Bicudo, em entrevista ao jornal Tribuna da Imprensa, do Rio.
O ex-petista Hélio Bicudo, que acompanha a trajetória do candidato-presidente há 25 anos, declarou em entrevista ao jornal Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, que "Lula nunca delegou o poder a ninguém, ele sempre exerceu o poder dentro do partido", quando questionado sobre o responsável pela onda de corrupção.
O jornalista Luiz Nogueira havia perguntado ao jurista se ele acreditava que José Dirceu era o maior responsável pela formação da quadrilha organizada para tentar garantir a continuidade no poder, conforme denúncia do procurador geral da República ao Supremo Tribunal Federal.
Bicudo, que já foi procurador de Justiça do Estado de São Paulo, acrescentou que não acredita que José Dirceu tivesse a autonomia para atuar como ele atuou. Dirceu só teria atuado da forma que atuou porque Lula teria conhecimento do que ele estava fazendo. "Não só conhecimento como participação no Lula naquilo que ele estava fazendo."
O conceituado jurista afirmou ainda que "o presidente Lula foi o mandante e o beneficiário de parte da corrupção denunciada pelas CPIs". E foi além: "o Procurador Geral da República deveria ter denunciado também o presidente Lula porque no regime presidencial, o presidente não pode alegar ignorância dos fatos da administração".
Para ele, está claro o "conluio entre o Lula e o José Dirceu, para que o José Dirceu assumisse a responsabilidade, fosse ele punido e os outros não, que também participaram, para que o Lula parecesse como uma pessoa virginal, que ignora tudo e que é traído pelos amigos".
Hélio Bicudo não se conforma com o fato de o escândalo das ambulâncias acontecer num país democrático e questiona como o Procurador-Geral da República pôde denunciar todos aqueles que foram acusados de atos de corrupção no mensalão e deixar o presidente da República de fora.
O jurista aponta também a estratégia do PT para tentar a reeleição. Bicudo lembra que há alguns anos, durante uma conversa com José Dirceu, ele disse que a grande estratégia para a reeleição do Lula seria usar o Bolsa Família: "Então, isto tudo foi arquitetado não para que o Lula administrasse o país, mas para que o Lula recebesse as benesses da administração e fosse reeleito mais quatro anos".
Catherine Henry
Diretora executiva
www.agenciaeletronica.net