Translate

terça-feira, 9 de maio de 2006

Brasília, capital da Bolívia

É com prazer que transcrevemos o artigo de Sinval Silva Filho
Fonte : www.mczero.org , recomendo uma visita.

Brasília, capital da Bolívia
Embora tenha sido um argumento de campanha largamente utilizado, acompanhamos estarrecidos, a forma com que o Presidente Evo Morales tomou as instalações da Petrobrás na Bolívia, através do emprego de suas forças armadas.
Além da forma de ocupação, a nacionalização das instalações não foi uma novidade bombástica, uma vez que o discurso populista e demagógico do então candidato Morales, apresentava esta atitude como principal argumento de sua campanha presidencial.
Entende-se que políticos de republiquetas sub-desenvolvidas e de bananas, onde campeia o analfabetismo, a falta de informação, a pobreza e a ignorância, que discursos “caça-votos” como estes tenham grande aceitação popular.
Entretanto, o que causou maior surpresa foi a reação pífia do governo brasileiro que, com sua absoluta e incompetente passividade, aceitou a expropriação dos bens da estatal Petrobrás, bens de seus acionistas e de toda a Sociedade Brasileira, assim como o rompimento de acordos e contratos internacionais negociados soberana e voluntariamente entre Brasil e a Bolívia.
Verificamos que nosso governo está mais preocupado com o bem estar do povo boliviano, está negociando sob um fato já consumado, sob o impacto do emprego da força por parte do governo “hermano” e aceitando que ideologias políticas ultrapassadas e amizades pessoais sobreponham o interesse do povo brasileiro.
Esta questão não é apenas uma questão empresarial ou econômica, trata-se de uma ofensa aos interesses nacionais e está em questão ainda, o investimento de mais de 8 bilhões de dólares no gasoduto e outras instalações construídas pelo Brasil e investimentos de mais de um bilhão de dólares aplicados em território boliviano; ou seja o meu dinheiro, o seu dinheiro, o nosso suado, minguado e ultimamente tão roubado dinheiro que foi jogado na lata do lixo.
É preciso que nosso governo coloque os interesses dos brasileiros em primeiro lugar e que mostre indignação e revolta com a violação dos compromissos assumidos com a quebra dos contratos estabelecidos, que proteste junto ao todos os organismos internacionais, que tome todas as atitudes para mostrar nosso descontentamento, lembrando sempre que nossos dirigentes são eleitos também, para defender interesses brasileiros em questões internacionais.
É preciso ainda lembrar que Brasília é a capital do Brasil e não da Bolívia e que a pobreza e as dificuldades do país vizinho são problemas dos governantes do país vizinho. Nossos problemas já são grandes o suficiente e temos dado mostras quase infinitas de falta de capacidade de solucioná-los.
Também é preciso que nosso governo gaste todas as suas energias a favor da população brasileira, principalmente com vistas à Geração de Empregos e de Renda, no Aumento da Produção, na Redução dos Impostos, no Incentivo às Exportações, na Promoção da Educação e da Saúde de Qualidade a todos os brasileiros, no Combate Incessante à Corrupção e à Impunidade, no Equilíbrio dos Gastos do Governo, na desburocratização e na criação de condições para que o Brasil volte a crescer.
Fiquemos atentos, afinal em outubro elegeremos um novo Presidente da República do Brasil, ou será da Bolívia?
____________________________________________________________________
Sinval Silva Filho é Engenheiro Civil, com especialização em Engenharia Econômica.
Movimento Corrupção Zero – Rio (RJ) - www.mczero.org

Nenhum comentário: