Translate

sábado, 29 de novembro de 2014

"“todos fazem”. É a escapatória da banalização do crime, para tentar reduzir sua gravidade. "PuTz , Falta cadeira elétrica para torrar petista JC

25/11/2014 - 16h16
Editorial O Globo


À luz do mensalão e, agora, do petrolão, pode-se dizer, dentro de uma perspectiva histórica, que não é por mera coincidência que, em 12 anos de lulopetismo no Planalto, se construiu o mais articulado e amplo esquema de corrupção na máquina pública de que se tem notícia, a fim de drenar dinheiro de estatais para financiar um projeto de poder.
Não foi por acaso que em 2004, quando o mensalão, cujo embrião está na campanha eleitoral de 2002, já funcionava a contento, o “amigo Paulinho” — como o presidente Lula tratava Paulo Roberto Costa —, funcionário da Petrobras, terminou nomeado diretor de Abastecimento da estatal, indicado pelo PP do deputado José Janene (PP-PR), este também um mensaleiro.
O nome saído do bolso do colete do aliado Janene foi bem aceito pelo lulopetismo. Falecido, Janene não pode colaborar com as investigações do petrolão, do qual o seu apadrinhado foi peça-chave, pelo que já se sabe de depoimentos do próprio ex-diretor da Petrobras prestados sob acordo de delação premiada.
Não se discute mais se houve um assalto bem organizado aos cofres da Petrobras patrocinado por diretores — algo tão extraordinário que acionou os mecanismos americanos de vigilância do mercado de títulos do país, fonte de capitalização da Petrobras, para também investigar o escândalo e buscar responsáveis. Não se discute porque o próprio “amigo Paulinho” se declara culpado e, para reduzir penas, compromete-se a ajudar na elucidação do caso.
Lulopetistas costumam defender o partido, desde a descoberta do mensalão, em 2005, com a surrada justificativa de que “todos fazem”. É a escapatória da banalização do crime, para tentar reduzir sua gravidade. A própria candidata Dilma Rousseff escorregou na campanha da reeleição ao dizer que há corruptos em todos os lugares.
Fez lembrar o presidente Lula, na histórica entrevista em Paris — depois que o então aliado Roberto Jefferson (PTB-RJ) denunciou o mensalão —, quando afirmou que o PT fez o que todo partido fazia.
O mensalão foi desbaratado, informações colhidas por CPI, pela PF e pelo Ministério Público instruíram um processo julgado de forma exemplar pelo Supremo, de que resultou a prisão de petistas estrelados: o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro petista Delúbio Soares. Além de aliados e cúmplices.
Pois agora, no petrolão, Mario Oliveira Filho, advogado de Fernando Soares, o “Fernando Baiano”, acusado de operar — verbo usado em sentido malicioso no submundo da política — na Petrobras, em nome do PMDB, segue na trilha da banalização e diz que não se consegue obra pública sem propinas.
Tenta-se jogar areia nos olhos da opinião pública. Não há uma corrupção aceitável e outra reprovável. Há o crime de malversação do dinheiro público a ser investigado e punido. Os casos do mensalão e do petrolão — delinquências de mesma célula-tronco — mostram um padrão de drenagem do dinheiro do contribuinte.
São malhas tecidas entre partidos e políticos, estatais, empreiteiras, sindicalistas e, conforme mostrou O GLOBO no fim de semana, fundos de pensão de empresas públicas, tudo numa dimensão jamais vista no submundo da política brasileira, tendo como objetivo estratégico um projeto de perpetuação no poder. E, claro, com os inexoráveis desvios feitos para enriquecimento particular. Afinal, a carne é fraca.
O mensalão mostrou apenas a ponta de uma máquina avantajada de corrupção que agora fica mais visível à medida que avança a investigação sobre o esquema na Petrobras, com suas diversas conexões, como a dos fundos de pensão. Não se trata de um crime sem implicações.
O próprio Estado de Direito democrático ficou ameaçado, pois o plano visa comprar apoio no Legislativo e se perpetuar no Executivo pelo voto capturado por políticas populistas. Mas não se contava com o vigor de instituições republicanas brasileiras.