Translate

terça-feira, 25 de novembro de 2014

"MINISTRO MANOBRISTA, ENQUILIBRISTA E DEFICITÁRIO MENTAL" JCN

Contas públicas

TCU pode punir Guido Mantega por manobra fiscal

Ministro da Fazenda terá prazo para explicar contabilização de R$ 2,3 trilhões em déficits da Previdência Social

Ministro da Fazenda, Guido Mantega. TCU diz que iniciativa é forma de acabar com "contabilidade criativa"
Ministro da Fazenda, Guido Mantega. TCU diz que iniciativa é forma de acabar com "contabilidade criativa" (Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)
O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, afirmou nesta quarta-feira que já alertou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre a contabilização de um déficit de 2,3 trilhões de reais nas contas da Previdência Social. Ele disse que Mantega tem prazo para explicar a contabilização desse valor e, se não cumpri-lo, "poderá haver penalizações" para gestores do Ministério da Fazenda.
"Estabelecemos um prazo para o ministro da Fazenda consertar isso. Já chamamos o ministro da Fazenda este ano, quando descobrimos que não foram contabilizados 2,3 trilhões de reais em relação à Previdência atuarial e demos um prazo. E, se não for cumprido esse prazo, poderá haver penalizações para os gestores responsáveis no Ministério da Fazenda", afirmou Nardes, em entrevista após entregar ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o relatório sobre obras públicas irregulares.
Leia também:
Aécio: Manobra fiscal tem de ser discutida do ponto de vista judicial
Presidente do TCU diz que mudança no superávit é 'improvisação'
Novo drible fiscal do governo é 'balde de água fria' para 2015, dizem economistas

Para o presidente do TCU, a iniciativa da Corte de Contas é uma forma de acabar com a "contabilidade criativa", que são as manobras contábeis criadas pelo governo para tentar ajustar as contas públicas. "Não queremos mais esse atropelo, de, por exemplo, liberar recursos somente nos últimos 30, 60 dias do ano, para o governo fazer caixa e acertar suas contas. O Brasil tem que acabar com essa improvisação, com esse jeitinho de acertar as contas", afirmou.
(Com Estadão Conteúdo)