Translate

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

"IRMÃ DE LULA DIZ QUE AÉCIO É O MELHOR PARA O PAÍS" JCN

Irmã de Lula critica Dilma e pede voto em Aécio

POR BRASIL
23/10/14  12:13
Ouvir o texto
DHIEGO MAIA, DE SÃO PAULO
Na reta final da campanha presidencial, o candidato Aécio Neves (PSDB) ganhou um apoio improvável. Lindinalva Silva, 58, tomou as redes sociais de Mato Grosso ao protagonizar um vídeo caseiro com pedidos de “consciência” aos brasileiros e votos ao tucano.
Quem é Lindinalva? É meia-irmã (por parte de pai) do ex-presidente Lula. Em entrevista à Folha, diz que seguiu os ensinamentos deixados pelo irmão ilustre para referendar seu posicionamento político nestas eleições.
“Não me sinto incomodada pensando desta forma. Lula lutou pela democracia e liberdade de opinião. Ele sempre deixou claro que não queria forçar nenhum irmão a seguir o que ele acreditava”, afirma.
A escolha em fazer as vezes de cabo eleitoral de Aécio ganhou força, segundo Lindinalva, a partir do desempenho do primeiro governo de Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição.
“Dilma já teve a chance dela. Em quatro anos não fez o que prometeu.”
Lindinalva só diminui o tom da crítica quando analisa a gestão do irmão (2003-2010). “Nunca falei mal do meu irmão porque ele foi ótimo para o Brasil. O problema é que a Dilma não acompanhou o que Lula fez”, afirma.
Lindinalva Silva, 58, irmã de Lula que declara voto em Aécio - Foto de divulgação
Lindinalva Silva, 58, irmã de Lula que declara voto em Aécio – Foto de divulgação
No vídeo, Lindinalva opta por Aécio ao entender que ele seria “o melhor para o Brasil neste momento”.
“Eu não estou pensando em familiar nenhum, mas no Brasil todo, principalmente, nos cristãos”, disse no vídeo que circula na internet.
Lindinalva reside em Cuiabá, a capital de Mato Grosso, desde 1989. Ela se diz evangélica pertencente à Comunidade Pão da Vida.
Afirma que a maior parte dos fiéis de sua igreja tem medo “do comunismo” e que, por lá, “tucanos são maioria”. Para reforçar seu posicionamento, estampa no vídeo a cópia do Decreto 8.243, que ganhou de um pastor.
O decreto, sancionado por Dilma, instituiu neste ano a Política Nacional de Participação Social, que incorporou os conselhos sociais no debate sobre as políticas públicas do país.
A lei, no entanto, é questionada pela oposição que quer sustar seus efeitos legais. “Achei arbitrário”, diz Lindinalva.
NÃO DECOLOU
Lindinalva, a exemplo de Lula, tentou seguir carreira política, mas não decolou no seu primeiro voo.
Em 2012, ela disputou uma vaga na Câmara Municipal de Cuiabá, mas anotou apenas 188 votos nas urnas.
Naquelas eleições, chegou a ser detida sob suspeita de fazer boca de urna. Foi liberada logo depois.
Nesse mesmo ano, ela diz ter visto Lula pela última vez. Na ocasião, perguntou ao irmão se ele voltaria a disputar uma eleição e ouviu: “Não está nos meus planos. É a vez dela [Dilma]“.
Ainda filiada ao PTB, Lindinalva afirma ter desistido dos palanques, mas, não das próprias convicções, mesmo que para isso continue a discordar de seu maior professor.