Translate

sexta-feira, 12 de abril de 2013

POR TRAZ DAS NOTÍCIAS , TRAMBIQUES FAMILIARES (JN)



Economia

Confirmado encontro entre as presidentes Dilma e Cristina Kirchner

No dia 25 de abril, reunião tratará da saída da Vale e de amarras comerciais 

Jornal do Brasil
A presidente Dilma Roussef viajará a Buenos Aires em duas semanas para se reunir com Cristina Kirchner, confirmou nesta quinta-feira (11) o governo brasileiro ao jornal La Nacion. Segundo a reportagem assinada pelo jornalista Alberto Armendariz, o encontro já estava sendo analisado há um mês junto à Casa Rosada e foi adiado por conta da morte do presidente venezuelano, Hugo Chávez.
“Originalmente a reunião aconteceria na cidade El Calafate, na Patagônia argentina, a convite da presidente Kirchner, porém agora decidiu-se por sua realização em Buenos Aires, no dia 25 de abril, e poderá se estender por dois dias. Tudo está sendo negociado”, informou o assessor de imprensa do Palácio do Planalto.

As presidentes se encontraram em dezembro, na reunião do Mercosul em Brasília
As presidentes se encontraram em dezembro, na reunião do Mercosul em Brasília

A presidente argentina havia convidado Dilma Roussef a encontrá-la em El Calafate durante a última reunião do Mercosul, realizada em Brasília no último mês de dezembro. A data planejada era 7 de março, mas o encontro foi postergado dois dias antes, por causa da morte de Chávez, que levou as duas presidentes ao velório em Caracas.
Neste meio tempo, a Vale, gigante mineradora brasileira, anunciou que devido ao aumento de custos pela inflação não reconhecida e pela defasagem do câmbio oficial argentino, abandonaria seu projeto de extração de potássio no Rio Colorado. Mendoza, umempreendimento avaliado em US$ 6 milhões, afetou a mais de 4 mil trabalhadores.
“Sem dúvida o caso da Vale estará em pauta, porque se trata de um dos investimentos brasileiros mais importantes no mundo”, apontaram fontes do Planalto. Ainda segundo estas fontes, Dilma viajará com o chanceles Antonio Patriota, eplo ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e pelo assessor presidencial para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Além da Vale, outro tema que certamente será tratado é a iminente venda de ativos da Petrobras à Argentina ao empresário Cristóbal López, da rede de relacionamento dos Kirchner. Segundo a mídia brasileira, López já teria firmado um compromisso em relação ao negócio. Entre outros temas bilaterais que deverão ser tratados pelas presidentes estão as constantes amararas entre o comércio dos dois países. 

Mr Been disse:
Hum.... fedeu... lascou-se a  PeTrobras, ladeira abaixo. Pobres acionistas que ainda não caíram fora.