Translate

domingo, 21 de abril de 2013

Dispensa Comentário


Alvaro Dias: “governo é passivo em relação a torcedores presos na Bolívia”

Foto: Gerdan Wesley
Foto: Gerdan Wesley
Apesar de elogiar publicamente, no Plenário do Senado, a atitude do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, de ir à Bolívia para conferir pessoalmente a situação dos 12 brasileiros presos pela morte do torcedor boliviano Kevin Strada, o senador Alvaro Dias foi enfático na crítica à passividade e demora do governo brasileiro em exigir uma solução para o caso. O senador do PSDB do Paraná lembrou que a prisão dos torcedores foi efetuada de forma irregular, já que, no momento do incidente, cinco deles sequer estavam no estádio, e os outros não se encontravam no local da ocorrência.
No pronunciamento, nesta quinta-feira (18/04), Alvaro Dias salientou que a atitude do governo boliviano deixa no ar a suspeita de ser um revide, pelo fato de o governo brasileiro estar abrigando em sua embaixada em La Paz o senador oposicionista Roger Pinto. Segundo destacou o tucano, Roger Pinto é perseguido pelo governo Evo Morales, por ter denunciado a ligação de membros do governo boliviano com narcotraficantes.
“Não podemos nos conformar com esse desrespeito ao Brasil. Acima de serem torcedores, são 12 brasileiros, que estão presos em um presídio em precárias condições, recebendo tratamento desumano, alguns muito doentes, outros submetidos a castigos indevidamente, e o Brasil assistindo passivamente este espetáculo de injustiça que promove a Bolívia. Cumprimento o ministro pela atitude que toma, mas por outro lado o governo brasileiro precisa se impor diante destes fatos, e atuar com o rigor que o momento exige, pois o que está acontecendo na Bolívia afeta as relações diplomáticas, fere a nossa soberania e se constitui em humilhação ao Brasil” disse o senador, dizendo esperar que a visita do ministro Cardozo represente uma mudança de comportamento do governo brasileiro em relação ao caso.
Para Alvaro Dias, projeto que inibe a criação de partidos é “oportunismo eleitoreiro”
 “Oportunismo eleitoreiro do governo”. Essa é a opinião do senador Alvaro Dias (PSDB/PR) sobre a aprovação do projeto que inibe a criação de novos partidos, limitando o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de propaganda na TV e no rádio.
O governo atuou fortemente para que a Câmara aprovasse o projeto, na noite desta quarta-feira (17/04), por 240 votos a favor, 30 contrários e 13 abstenções.
Para o senador, o governo está agindo com dois pesos e duas medidas: “Quando interessava ao governo o surgimento de um partido, as portas se abriram para que parlamentares ingressassem levando com eles o tempo de TV que pertencia ao partido de origem. Agora o governo atua com sua maioria esmagadora para atender aos seus objetivos eleitoreiros. É evidente que a prática adotada foi equivocada, mas querer exterminá-la agora, porque ela pode beneficiar o outro lado, é um oportunismo do governo”, disse.
Alvaro Dias apresentou em 2011 um projeto que restringe o tempo de propaganda em rádio e televisão destinado aos candidatos de coligações partidárias. O projeto exclui do cálculo o tempo das legendas que, apesar de integrarem a coligação, não têm candidatos ao cargo disputado. “Apresentamos esse projeto para tentar acabar com esse mercado. O mais caro em uma campanha eleitoral é exatamente a compra dos partidos por candidatos majoritários para aumentar o tempo de TV”, destacou.
Assessoria de Imprensa do senador Alvaro Dias (PSDB/PR)