Translate

sábado, 20 de abril de 2013

Gelio Fregapani - Por Partes - PARTE III


COMENTÁRIO 163 de 21 de abril de 2013
Assunto:  Juros



O efeito dos juros
Quando os juros caem, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. O aumento da demanda pode pressionar os preços caso a indústria não esteja preparada para atender, mas facilita os empreendimentos, o que tende a aumentar a produção e logo satisfazer a demanda.
Quando os juros sobem, inibem o consumo. Momentaneamente evita-se que os preços subam, ou seja, que haja inflação, mas também inibem os investimentos, que ficam mais caros. A economia desacelera e a produção também, causando, em médio prazo, mais inflação e em longo prazo a temida recessão se não for corrigido a tempo.    
Com uma baixa taxa básica diminui a despesa governamental com os juros.  Assim, começa a "sobrar" um pouco mais de dinheiro para obras de infraestrutura, para diminuir os impostos e até (infelizmente) para roubar. Se a taxa sobe, ocorre o inverso. Deve ser assinalada ainda a evasão de divisas, se considerarmos que o grosso dos “investimentos” especulativos é de estrangeiros.
A atual Presidente parece compreender isto, mas não teve força ou coragem de enfrentar os monetaristas do Banco Central, muito ligados ao capital internacional, o principal interessado nos juros altos, que tudo tem feito para o conseguir.