Translate

sábado, 13 de abril de 2013

FUX DEU UMA RASTEIRA NO ZÉ (jn)


12/04/2013 - 03h30

Declaração de Dirceu sobre Fux causa incômodo no Planalto

PUBLICIDADE

DE BRASÍLIA
O pré- presidiário Zé da corrupção mostra como verá o sol nascer brevemente
A acusação do ex-ministro José Dirceu 
de que Luiz Fux prometeu votar contra o mensalão para obter apoio à sua indicação ao STF incomodou assessores próximos à presidente Dilma Rousseff.
A avaliação de integrantes do Palácio do Planalto é a de que asdeclarações do petista, feitas à Folha, expuseram a presidente ao dar margem a interpretações de que ela cedeu a pressões de seu partido na nomeação à corte.
Outra queixa é que a entrevista ocorreu na semana em que o governo planejava concluir a escolha do sucessor de Carlos Ayres Brito, recentemente aposentado do Supremo.
A oposição explorou a fala de Dirceu para colocar sob suspeição os critérios de nomeação da presidente. Petistas relatavam que Dilma teria ficado irritada com a entrevista, mas assessores afirmam que ela não se manifestou. Alguns ponderaram, entretanto, que a fala foi "desastrosa".
Até no PT se questionava a conveniência das declarações para a estratégia de defesa de Dirceu, pois poderia provocar a solidariedade dos demais ministros ao colega.
Auxiliares da presidente chegaram a dizer que a chefe herdou de Lula a indicação de Fux, mas que, mesmo assim, o Planalto foi cobrado quando o ministro votou contra petistas.(NATUZA NERY E CATIA SEABRA)

José Dirceu em entrevista à Folha