Translate

sexta-feira, 5 de abril de 2013

04/04/13 - Aliados de última hora

Brasília-DF - Luiz Carlos Azedo
Correio Braziliense - 04/04/2013  
A presidente Dilma Roussef esteve ontem, mais uma vez, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que é quem conduz a política de alianças para sua reeleição. Com a minirreforma ministerial, Dilma fez o dever de casa em relação à base governista no Congresso, que andava esgarçada. Falta apenas decidir a situação de dois aliados de caráter duvidoso: o PSD e o PTB.
                                                                             »   »   »
No caso do PSD, o ex-prefeito Gilberto Kassab decidiu não participar formalmente da coalizão de governo, mas a possibilidade de o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, vir a ocupar a recém-criada Secretaria da Pequena e Média Empresa ainda existe. Estão em jogo a estratégia do PT para disputar o Palácio dos Bandeirantes e o palanque de Dilma em São Paulo.                                                                  »   »   »
O PTB dificilmente terá um ministério, embora o seu líder no Senado, senador Gim Argelo (DF), esteja brigando por isso. Na verdade, a legenda continua sob controle do ex-deputado Roberto Jefferson, pivô do escândalo do mensalão, pelo qual também foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal na Ação Penal 470. O atual presidente da legenda é o ex-deputado baiano Benito Gama.
Fogo amigo// Partidos da base aliada articulam na Câmara a instalação de uma CPI para investigar operações da Petrobras, como a compra de refinaria em Pasadena (EUA). A bancada do PMDB, que perdeu a diretoria internacional da estatal, apoia a iniciativa nos bastidores, com apoio de PR, PSC e PP.
Indeciso
Se há alguém na cúpula petista que ainda acredita na possibilidade de o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), desistir de se candidatar a presidente da República é o governador da Bahia, Jaques Wagner (foto), do PT, que teve uma conversa de seis horas com o colega e saiu convencido de que a decisão ainda não está tomada.
Bombeiro
O novo ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, foi escalado pelo vice-presidente Michel Temer para tentar uma aproximação entre o ex-ministro Geddel Vieira Lima e o governador da Bahia, Jaques Wagner. Temer quer reduzir os atritos entre o PMDB e o PT nos estados para consolidar a aliança das duas legendas e, é claro, o seu lugar na chapa da reeleição.
É tarde
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu sinal verde para a candidatura do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) ao Palácio Guanabara, depois de uma consulta ao governador Sérgio Cabral (PMDB-RJ). À ocasião, o peemedebista avaliava que o petista não teria chance de derrotar seu candidato, o vice-governador Luiz Fernando Pezão. Agora, Lula não tem como remover a candidatura de Lindbergh sem liberá-lo para que procure outra legenda.
Tombado
O Edifício A Noite, antiga sede da Rádio Nacional, foi tombado pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prédio, de 22 andares e 102 metros de altura — que correspondem a 30 andares de um edifício atual — é o primeiro arranha-céu da América Latina. Propriedade da União, está desocupado desde o fim do ano passado.
Milênio
 A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado realiza, audiência pública hoje para debater o tema "Campanha do Milênio", organizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Catacumba
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da (CDHM) da Câmara decidiu ontem restringir o acesso às reuniões do colegiado a deputados, assessores, convidados e à imprensa. O presidente da comissão, deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), quer impedir as manifestações durante as sessões da comissão. Ou seja, não haverá mais audiências públicas.
Café
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, solicitou à presidente Dilma Rousseff que o Ministério da Agricultura eleve o preço mínimo do café (saca de 60 quilos) para R$ 350
Domésticas
A regulamentação da PEC das Domésticas deverá incluir uma proposta de refinanciamento das dívidas previdenciárias dos patrões com as empregadas. O chamado Refiz das Domésticas foi proposto pelo senador Romero Jucá (foto), do PMDB-RR, e será negociado com o Ministério do Trabalho e a Receita Federal.
 CREDITO     AVERDADESUFOCDA