Translate

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Amazonia tem fartura e 2000 + ONG, Ceará tem fome, sede e miséria, nenhuma ONG. Why? jn

18/04/13 - AGENDA INDIGENISTA INTERNACIONAL
Uma Ameaça Real a Soberania Brasileira
PARTE I 
 Por Aluisio Madruga de Moura e Souza           
Dia 19 de abril é o dia do índio! Conhecer a história e acompanhar os fatos é de suma  importância para quem deseja ter opinião própria e ser participativo em defesa da Pátria.  Na página 12 do Correio Braziliense de 30 de abril de 2008, li artigo cujo título era o seguinte: “Raposa do Sol – Demarcação da reserva tem apoio de procurador”. E no prosseguimento a reportagem afirmava que o Procurador – Geral da República, Antônio Fernando de Souza havia enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), parecer defendendo a legalidade da demarcação continua  estabelecida  pelo governo para a reserva.
 Ainda afirmava que no referido parecer o Procurador  havia escrito: “ a preocupação que vem sendo externada pelo Comandante Militar da Amazônia não parece, com as vênias devidas, procedente. Há muito são demarcadas áreas indígenas em faixa de fronteira, em território de 10 milhões de hectares, objeto de portaria declaratória firmada no início da década de 1990, pelo então Ministro da Justiça Jarbas Passarinho, eminente integrante das nossas Forças Armadas”. Ora, no meu entender, e também com a devida vênia, o exemplo dado não foi dos melhores. Não se discutia e não se discute hoje  se a demarcação era ou é legal ou não. É claro que era e continua  legal porque existe um instrumento que a autoriza, ou seja, a portaria declaratória. O que se discute até hoje é se a demarcação ia ou  não afetar a segurança e a soberania nacional. O Exército,  há época, não concordava com tal decisão e imagino que continue com o mesmo pensamento, embora os tempos hoje  sejam outros.
         Os conflitos mais recentes envolvendo a delimitação de terras indígenas  no Brasil, em particular na Amazônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul já eram previsíveis, conseqüência de uma ação contínua,  duradoura e deletéria de Organizações Não Governamentais(ONG), internacionais e Nacionais, que desde a década de 1960, vêm agindo e manipulando ativamente as questões relacionadas com os povos indígenas e o meio ambiente, sempre em busca de objetivos ilegítimos. No entanto, a presente escalada das ações da Agenda Indigenista Internacionalista no Brasil foi deflagrada a partir de meados de 2003, quando os ambientalistas e indigenistas concluíram que apesar das afinidades ideológicas de suas causas, o governo do Partido dos Trabalhadores não vinha sendo o governo dos seus sonhos. Reclamavam, principalmente, da demora na homologação de várias reservas indígenas e do processo adotado por Lula para tal, ou seja, o mesmo que vinha sendo adotado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.
         Vamos nos lembrar que ainda em setembro de 2003, a recusa do ministro da Justiça Márcio Thomas Bastos, em nomear um indicado pelo aparato da Agenda Indigenista  para a Presidência da Fundação Nacional do Índio(FUNAI) motivou a divulgação de uma Carta Aberta anunciando a “ruptura” com o governo Lula. Já em outubro do mesmo ano, uma coalizão de 500 ONGs estrangeiras e brasileiras enviou à Lula uma outra carta  aberta com um verdadeiro ultimato, exigindo mudanças imediatas na política socioambiental e ameaçando implicitamente o governo de  contribuírem para desgastarem sua imagem dentro e fora do país, caso não fossem atendidos em suas reivindicações. Entre os aspectos mais criticados constavam as ameaças à integridade das terras dos índios; a liberação da comercialização da safra da soja  transgênica e a inclusão no Plano Plurianual do Governo de diversas obras de infraestrutura na Amazônica. Entre estes projetos, todos vitais para o desenvolvimento da região, incluiam-se as usinas hidroelétricas de Belo Monte(rio Xingu), Jirau e Santo Antônio(rio Madeira), os gasodutos Coari-Manaus e Coari-Porto-Velho e o asfaltamento de várias rodovias, como por exemplo a Cuiabá-Santarém(BR- 163).
         No prosseguimento, estas ONGs  se lançaram à ação, incitando grupos de indígenas a uma série de ações ilegais, principalmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ficando claro que estas ações estariam  inspiradas nas táticas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra(MST) ou seja, em invasões de propriedades rurais, tomadas de reféns, bloqueio de estradas etc. E os mais atentos sabem que é isto que vem ocorrendo.
         Na Parte II enfocaremos a “A antropologia requerida para a América Latina que vê o Índio como um povo Colonizado e que compromete-se com a luta para a sua libertação e autodeterminação”. 
         Aluisio Madruga é autor dos livros:
         Guerrilha do Araguaia Revanchismo – A Grande Verdade
         Documentário – Desfazendo Mitos da Luta Armada          
 Turma IV Centenário da Cidade do Rio de Janeiro
ONDE HOUVER DOIS , HAVERÁ UMA TURMA!
Grupo : aman-65
Aqui se encontram os jovens cadetes da
MELHOR TURMA QUE JÁ PASSOU PELA AMAN !(até 4000 KB de peso)
Envie mensagens para: aman-65@googlegroups.com
TODOS JUNTOS EM RECIFE 2013
Leitura recomendada  www.averdadesufocada.com.br