Translate

sábado, 12 de janeiro de 2013

Vi as fotos do povo Venezuelano, todos fardados de vermelho(jn)

11/01/13 - Consuma-se a farsa chavista
Chaves um dos mais entubados da America Latrina(jn)
Editorial O Globo - 11/01/2013
O chavismo confirmou o que se temia: um golpe de Estado para manter Hugo Chávez no poder, com ele em situação incerta, provavelmente gravíssima, num hospital em Cuba. O Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano, aparelhado pelo caudilho, decidiu que a posse para um novo mandato, que deveria ter acontecido ontem, é mesmo "mero formalismo", e poderá ser feita no futuro. Embora se saiba que só um milagre permitirá a Chávez voltar a Caracas para a "formalidade"
Criou-se uma situação esdrúxula. Chávez não governa por estar incapacitado. Nicolás Maduro, vice-presidente e indicado pelo caudilho como seu substituto, hoje não tem mandato: o vice na Venezuela é nomeado pelo presidente, como um ministro; Maduro não foi eleito nem reconduzido ao cargo. A Constituição determina que, na ausência do presidente eleito, assuma o presidente da Assembleia Nacional (congresso), Diosdado Cabello. Mas isto não acontecerá.
A farsa chavista é prorrogar o mandato de Chávez - embutida nele a continuação de Maduro na vice-presidência -, fazendo letra morta da Constituição. Regimes autoritários que tentam manter uma aparência democrática, como o da Venezuela, mostram nessas horas sua verdadeira face. A ditadura militar brasileira, que mantinha certos ritos "democráticos", como o rodízio de generais no poder, também teve vários momentos reveladores, como quando Costa e Silva caiu doente; seu substituto constitucional era o vice-presidente, o civil Pedro Aleixo. Mas, como ele não era "confiável", tinha, inclusive, sido contrário à edição ao AI-5, que dava poderes extraordinários ao presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais, os militares não permitiram sua posse e criaram uma junta para governar o país. O regime militar mostrava sua face.
É o que fizeram os dirigentes chavistas: um "politburo" composto por Maduro, o presidente do congresso, Diosdado Cabello, próceres do PSUV (o partido chavista) e comandantes militares fiéis ao movimento bolivariano. São eles que vão "governar" no mandato estendido de Chávez, em afronta aberta à lei maior do país.
Não é só o chavismo que mostra sua essência. Ao expressar confiança no desenvolvimento da democracia venezuelana, no dizer de Maduro, e ao felicitar-lhe pela decisão favorável da Justiça desse país, a presidente Dilma Rousseff deixa claro que o Brasil usa dois pesos e duas medidas: o impeachment do presidente Fernando Lugo, do Paraguai, foi considerado um golpe pelo Brasil - e por Mercosul e Unasul - e resultou na suspensão do Paraguai dos dois organismos, por conta da cláusula democrática que consta de seus estatutos. Já o escancarado golpe em Caracas recebe apoio. O Brasil acaba de se nivelar por baixo no continente. Outra vez

Cometário:
JC disse
Chaves já não esta mais por aqui.
Uma conceituada espírita, vidente, muito frequentada por corruptos que querem saber sobre seu futuro nas prisões, nos garante que Chaves desde 31 dez passado, vem reclamando muito do calor que faz lá em baixo, para onde foi encaminhado na passagem do ano. O fato nos garante
que no dia  31, a passagem  não foi só a de  fim de ano
Segura na  mão de..  qualquer e vai.....