Translate

domingo, 27 de setembro de 2009

ZELAYA: ASILO ESTRANHO




Em reunião extraordinária da Comissão de Relações Exteriores, com a presença do chefe do Departamento de América Central e Caribe, do Itamaraty, embaixador Gonçalo Mourão, Arthur Virgílio manifestou estranheza pelo asilo concedido pela Embaixada do Brasil, em Tegucigalpa, ao presidente deposto Manuel Zelaya.

"Uma coisa - disse - é o Brasil, segundo sua tradição, conceder asilo político a quem procura a Embaixada, outra é ter havido articulação de governo visando - e isso seria absurdo - a transformar a Embaixada em escritório político do Sr. Zelaya."

"Zelaya - acrescentou - não está na Embaixada para sair de lá, com salvo conduto, e morar no Brasil. Ele foi de outro lugar para lá. Estamos vendo uma pessoa que entrou no país para fazer campanha pela volta ao poder. É diferente do asilado tradicional, que entra numa Embaixada para sair com segurança do país. Não sei se isso não configura violação do princípio da não intervenção."

Para o líder tucano, o Brasil pode, com isso, estar perdendo densidade para ser negociador. Desde o início, aliás, tomou posição pró Zelaya. O senador considera falacioso o argumento de que o governo brasileiro está contra a ditadura, porque o presidente Lula mantém cordiais relações com ditadores africanos e asiáticos.