Translate

terça-feira, 9 de março de 2010

SE O PT DE LULA É ACUSADO, DEMITA-SE O DELEGADO.

PT diz que vai a Justiça contra promotor do caso Bancoop e veículos de comunicação

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Em nota publicada em seu site, na tarde de hoje (09), o Partido dos Trabalhadores (PT) disse que vai entrar na Justiça contra veículos de comunicação pedindo reparação pelas “infâmias” publicadas em reportagens e opiniões, em que denunciam que o partido teria se beneficiado irregularmente de dinheiro vindo da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) em suas últimas campanhas políticas.
Segundo o presidente do partido, José Eduardo Dutra, que assina a nota, o PT também vai fazer uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público contra o promotor José Carlos Blat, responsável pelo inquérito que investiga possíveis irregularidades na cooperativa.
Para Dutra, o promotor estaria fazendo acusações sem prova, utilizando a imprensa “para se promover à custa de acusações desprovidas de qualquer base jurídica ou factual”.
A Bancoop é uma cooperativa criada em 1996 pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo para construir conjuntos habitacionais para seus cooperados.
A suspeita do Ministério Público de São Paulo é de que ela não tenha cumprido a promessa de entregar imóveis quitados aos seus cooperados e que tenha servido, na verdade, para captar recursos para o caixa dois do PT.
A investigação, que teve início em 2007, ainda não foi encerrada, mas na última sexta-feira, o promotor José Carlos Blat pediu a quebra de sigilo bancário e fiscal de João Vaccari Neto, ex-presidente da Bancoop e atual secretário de Finanças do PT.
Será publicada amanhã (10), no Diário Oficial de São Paulo, a autorização para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) para investigar o caso Bancoop . A assinatura para a instalação da CPI foi formalizada na noite de hoje (09) pelo presidente da Assembléia, o deputado Barros Munhoz (PSDB).