Translate

quarta-feira, 10 de março de 2010


Amigos,
Comunicamos  com pesar o falecimento do Coronel Carlos Fontoura Rodrigues; 
perdemos um guerreiro, porém além da saudades ele deixou exemplo de bravura e postura, abaixo postada a manifestação em plenário que o deputado Marco fez em 2007, pelo episódio da Bandeira do Brasil defendida pelo nosso bravo Coronel.
Jéea



Em 19 de março de 2007
O SR. MARCO PEIXOTO (PPB) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados: 

Gostaria de registrar a presença dos representantes do Município de Guarani das Missões. 



O que me traz a esta tribuna, neste momento, é exatamente uma moção de apoio e solidariedade que encaminhamos para a apreciação da Mesa, com relação ao episódio protagonizado pelo Coronel reformado do Exército, Sr. Carlos Fontoura Rodrigues, de 73 anos, que, segundo a contracapa do jornal Zero Hora, enfrentou os manifestantes que tentavam arriar a bandeira do Brasil para hastear a bandeira do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST. 

Acredito que não há precedente na história deste Estado para um episódio como este: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o famoso MST, que não respeita o direito à propriedade, invadiu 14 agências do Banco do Brasil, uma instituição que representa o Governo Federal. 



Em Santana do Livramento, esses colonos decidiram desrespeitar um dos maiores símbolos da nossa Nação, arriando a Bandeira do Brasil. Isso atingiu em cheio, Deputados João Osório e Germano Bonow, a nossa honra, porque não existe um símbolo maior da Pátria do que a nossa bandeira. Esses cidadãos, esses baderneiros, além de invadir uma agência bancária – isto está estampado no jornal Zero Hora –, tentaram ofender e denegrir a honra de todos os brasileiros. 


Não acreditava que um dia uma pessoa de sã consciência, ou um grupo de manifestantes, pudesse chegar ao extremo de tentar derrubar a Bandeira do Brasil e hastear uma bandeira do MST, um Movimento independente, que ideologicamente tem uma ligação direta com o Governo do Estado. Esse fato foi publicado no jornal Zero Hora de hoje, e peço que algum fotógrafo desta Casa registre estas imagens, porque não é possível que esta Assembléia Legislativa permaneça calada diante desse fato grave, ocorrido na cidade de Santana do Livramento. 


Sr. Presidente, espero que nós, que fazemos parte da Mesa Diretora, e os Parlamentares de todas as Bancadas, tenhamos o bom-senso de aprovar uma moção a ser endereçada a esse cidadão que lutou sozinho e bravamente. Ele merece, por parte da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, uma moção de apoio, de solidariedade e de gratidão pelo que fez, não em seu nome, mas em prol da soberania da nossa Pátria, da honra, da ética e da moralidade do povo gaúcho. 


Portanto, ao mesmo tempo em que encaminhamos um voto de louvor, um voto de solidariedade a esse cidadão, queremos encaminhar também um voto de repúdio ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que de maneira desordenada e desrespeitosa decidiu atingir a honra de todos os cidadãos brasileiros e, especialmente, o Brasil. 


Em nome da Bancada do PPB, solicitaria que a Mesa examinasse e encaminhasse um voto de louvor ao Sr. Carlos Fontoura Rodrigues, que enfrentou corajosamente esses baderneiros que estavam tentando arriar a bandeira do Brasil e hastear a bandeira do MST na Cidade de Santana do Livramento no dia de ontem. Muito obrigado. (Não revisado pelo Orador. )