Translate

segunda-feira, 5 de maio de 2008

AGENDA INDIGENISTA INTERNACIONAL – PARTE II

Uma Ameaça Real a Soberania Brasileira

Ternuma Regional Brasília

Por Aluisio Madruga de Moura e Souza

Quem conhece a Agenda Indigenista não tem dúvidas de que esta é uma ameaça real à soberania brasileira, assunto em discussão nos dias atuais, a começar pela antropologia requerida para a América Latina que vê o índio como um povo colonizado e que se compromete com a luta para a sua libertação e autodeterminação.

Dentro deste contexto, a manipulação das questões indígenas e ambientais existentes na Agenda têm como objetivo criar obstáculos aos projetos de desenvolvimento do governo, como os de infra-estrutura, que se encaixa perfeitamente nos objetivos dos movimentos ambientalista e indigenista radicais, movido pela idéia força de que os requisitos do desenvolvimento humano devem subordinar-se a uma irracional exacerbação da proteção do meio ambiente, razão pela qual os dois movimentos atuam em conjunto com muita freqüência.

Por outro lado, o aparato internacional montado pelas organizações que fazem parte deste grupo, em particular o seu componente anglo-americano, de onde provêm grande parte do financiamento e diretrizes de atuação exigem ações desestabilizadoras que se enquadram em uma estratégia geral que inclui:

1.“criar todos os tipos de obstáculos possíveis ao crescimento demográfico e ao pleno progresso sócio-econômico dos países em desenvolvimento, como o Brasil e seus vizinhos sul-americanos, atualmente empenhados em um vigoroso esforço de integração regional, em grande medida para impedir que tais países explorem em benefício próprio os seus consideráveis recursos naturais;

2. a criação de estruturas supranacionais de ‘governança mundial’ lesivas à plena soberania dos Estados nacionais e que se tornam suscetíveis e vulneráveis às pressões da opinião pública e de governos estrangeiros em assuntos que deveriam ser de sua competência exclusiva”.

Entre as principais organizações criadas Internacionalmente para apoiar tais esforços, destaca-se o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), que tem desempenhado uma ativa articulação com entidades brasileiras como o Conselho Indigenista Missionário(CIMI) e suas ramificações.

Mas em verdade, por trás e mais diretamente relacionada com a presente escalada de ações está a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia (COIAB), apoiada pela Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo ( APOINME) e pelo Conselho de Caciques do Sul. Além disso, a COIAB integra a Coordenação dos Indígenas da Bacia do Amazonas (COICA, sigla em espanhol), sediada em Quito, Equador, que por sua vez é controlada pela Amazon Alliance, de Washinton - EUA, anteriormente denominada Coalition for the Amazonian Peoples and Their Environemnt (Coalizão para os Povos Amazônicos e seu Meio Ambiente), cujos objetivos são bastante claros desde sua criação. Segundo o pensamento dessas organizações, a melhor forma de defender o meio ambiente amazônico é apoiar as reivindicações territoriais dos povos indígenas da região, pois estes acreditam que foram ali colocados para proteger a Mãe-Terra e necessitam manter estes territórios intactos para continuarem a reproduzir suas culturas. Logo, os “vilões” deste processo são as devastadoras obras de infra-estrutura, a exploração de matérias-primas, a agricultura moderna e a colonização conduzida pelos governos locais. Mas por eles pode!

Dentre as afiliadas brasileiras dessas organizações internacionais podem ser citadas algumas como o Instituto Socioambiental (ISA), o Grupo de trabalho Amazônico (GTA), a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a COIAB já citada, a Comissão Pró- Yanomami ( CCPY), o Conselho Indigenista de Roraima(CIR) e o Conselho dos Seringueiros.

Assim é que a rede de interesses internacionais envolvidos neste esquema deletério, que conta com grande parte de organizações nacionais, pode ser avaliada pelos financiadores da COICA, dentre tantos outros a Fundação Ford, a UICN, Fundação Interamericana (órgão oficial do Governo dos EUA) e o governo da Finlândia.

Tudo isto nos leva para as questões fronteiriças como as recentes invasões das fazendas em Mato Grosso do Sul por indígenas caiovás-guaranis, muitos deles vindos do Paraguai. Há que considerar que os conflitos em Mato Grosso do Sul e em Roraima ocorrem em áreas historicamente “sensíveis”, onde o País já enfrentou problemas de fronteira com países vizinhos, no caso o Paraguai e a então Guiana Inglesa. Logo, não devem ser subestimadas as advertências das autoridades militares sobre a ameaça à segurança nacional representada por impasses como o de Roraima, ocasionado pela insistência do aparato indigenista e da FUNAI, em demarcar a reserva Raposa do Sol em àrea contínua, contrariando, inclusive, um grande número dos indígenas ali residentes.

Na Parte III abordaremos a “exploração política das questões indígenas”.

Aluisio Madruga é autor dos livros Guerrilha do Araguaia –Revanchismo e Documentário - Desfazendo Mitos da Luta Armada.

OBS: dados obtidos junto ao Movimento de Solidariedade Ibero-Americano.
Nenhuma mensagem selecionada
Clique em qualquer mensagem para exibi-la no painel de leitura. Anexos, imagens e links de remetentes desconhecidos são bloqueados para ajudar a proteger sua privacidade e segurança.