Translate

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Coronel Ustra expõe em site textos contra Jobim

Fabíola Salvador

Publicado no Estado de São Paulo 02/09/2007

A ameaça do ministro da Defesa, Nelson Jobim, de dar uma 'resposta' a quem reagisse à publicação do livro que conta a versão oficial sobre os presos políticos desaparecidos durante o regime militar não surtiu efeito entre militares e seus parentes.
Maria Joseíta Brilhante Ustra, mulher do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI-Codi em São Paulo entre 1970 e 1974, divulgou um artigo no site do marido lembrando que, na cerimônia de lançamento do livro na quinta-feira, no Palácio do Planalto, o regime dos militares foi muito criticado. 'Jobim, por suas ameaças, lembrou o general Figueiredo, que disse, quando presidente da República, para quem fosse contra a abertura democrática: 'Eu prendo e arrebento'', citou ela no texto.
Ustra é figura emblemática entre militares e vítimas da ditadura. O oficial está sendo julgado em processo movido pela família Telles, sob acusação de ser o responsável pelas torturas de Maria Amélia Telles e seu marido César Telles, Criméia, irmã de Maria Amélia, e os dois filhos do casal, Janaína e Edson, à época com 5 e 4 anos de idade.

AUSÊNCIA
Para Maria Joseíta, conhecida como Dona Jô, a ausência dos três comandantes das Forças Armadas na cerimônia do lançamento do livro tem um significado.
'Pensa ele, ao afirmar que o comandante das FFAA sou eu, que pela sua agressividade, ao usar uma farda camuflada de general de quatro estrelas, ter conseguido incutir, na cabeça dos militares, tão espezinhados, suas idéias?'
Para a mulher do coronel, Jobim 'não conhece nem a essência do cargo, uma vez que o comandante das Forças Armadas não é ele e, sim, o presidente da República'
.
Na página da internet que é organizada pelo coronel (www.averdadesufocada.com), são muitas as manifestações de militares contra o 'cala-boca' de Jobim. Ítalo Lobo avalia que 'Jobim não é um comandante e nem um líder'. 'É apenas mais um politiqueiro querendo fazer fama em cima da situação.' O próprio Ustra assina uma lista para que os militares reajam contra a ordem. Eles escreveram: 'Eu reajo.'

Observação: O site www.averdadesufocada.com não é administrado por mim. Apenas autorizei o uso do título do meu último livro: " A Verdade Sufocada - A história que a esquerda não quer que o Brasil conheça.
------------------------