Translate

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

COMANDANTES DE FORÇA ACAUTELAI - VOS!

Produzido pelo Ternuma Regional Brasília
Pelo Gen. Bda RI Valmir Fonseca Azevedo Pereira

Recentemente, em breve pronunciamento, o espaçoso ministro da defesa externou sua intenção em promover algumas alterações no Ministério da Defesa (MD). A inclusão no Ministério de um setor ligado à aviação (Secretaria de Aviação Civil) é uma delas, e foi sacramentada com a exoneração do General Bini, Secretário de Estudos e Cooperação do MD, e a extinção de sua Secretaria.
Contudo, na ocasião, o que nos soou mais inquietante foi a sua intenção de criar um cargo, a ser exercido por um militar da mais alta patente, encarregado de atuar como uma “espécie” de interlocutor junto aos Comandantes de Força.
Naquela oportunidade, houve a preocupação em minimizar a importância do novo cargo, de forma que a sua efetivação fosse acreditada como medida de menor significância.
Antes de prosseguir, devemos confessar que, apesar da breve notícia, um macabro pensamento nos acometeu. Entretanto, por prematuro, guardamos nossos receios.
Em artigo muito atual do General Tôrres de Melo, eis que o conhecido e destemido Chefe, alude sobre o novo cargo, embora sem a nossa conotação. Assim, pouco a pouco, antevemos que tomam forma os nossos mais funestos presságios.
Como não acreditamos em qualquer medida que seja adotada pelo ministro para favorecer as Forças Armadas, entendemos que este poderá ser um maquiavélico golpe para colocar os Comandantes da Força, a um degrau abaixo na hierarquia funcional, uma vez que, ao criar a referida função, que nas entrelinhas seria um arremedo da exercida pelo antigo Chefe do EMFA, ela, na prática, seria a principal e quiçá a exclusiva via de acesso (a legítima porta-voz) dos Comandantes das Forças Singulares, junto ao MD.
A esse “títere”, ocupante do "relevantíssimo" cargo, caberia auscultar os Comandantes e reportar ao ministro suas vicissitudes, anseios e preocupações. Com isso, o “nominado” evitaria defrontar - se com os três Comandantes e, ainda, teria um bom pára - raios para minimizar questões e levar, aos Comandantes, indiretamente, seus recados, mensagens, insatisfações e ordens, sua proverbial arrogância, enfim.
Ingênuos e incrédulos amigos, já vimos de tudo, sabemos do que o vaidoso é capaz, por isso, acautelai – vos, pois sempre pode ficar pior.
No cenário atual, é possível especular–se, com alto grau de certeza, que autoridade militar poderia ocupar tão “honroso” cargo. Pensem, não é difícil imaginar...

Brasília, DF, 26 de setembro de 2007
Visite nosso site www.ternuma.com.br