Translate

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Senadores do PSDB reagem contra autoritarismo na Venezuela

Agência Tucana
[Enviar para amigo]

21 Ago 2009 às 11:34:53
Senadores do PSDB reagem contra autoritarismo na Venezuela
Marisa Serrano faz alerta. Flexa Ribeiro aprova voto de repúdio

O PSDB, no Senado, posiciona-se contra a escalada autoritária que ameaça as liberdades democráticas na América do Sul, especialmente na Venezuela. Nesta quinta-feira, na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, eles aprovaram um voto de repúdio ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, proposto pelo senador Flexa Ribeiro (PA).

O requerimento foi aprovado por unanimidade. Para o senador, Hugo Chávez quer sufocar a liberdade de expressão e de imprensa. Era preciso que o Congresso brasileiro manifestasse sua indignação diante da escalada autoritária chavista, comemorou Riberiro.

Segundo o senador, a imprensa começou a ser ameaçada quando o presidente venezuelano decidiu não renovar a licença de funcionamento de um das mais populares emissoras do país e não alinhada à política em implementação na Venezuela.

"Desde então, Chávez intensificou a ação contra a liberdade de imprensa, um dos pilares da democracia, e retirou do ar dezenas de emissoras de rádio. Precisamos dar uma demonstração de apoio à plena democracia na Venezuela, assim como lutamos e defendemos essa liberdade no Brasil", afirmou.

MARISA SERRANO

Em pronunciamento no plenário, a senadora Marisa Serrano também fez críticas ao comportamento do governo venezuelano. Ela atacou a nova regulamentação do ensino no país que estabelece cotas para indicados do governo nas escolas, remove a autonomia de professores e principalmente torna a educação uma ferramenta de propagação do socialismo.

"Essa lei tem um claro viés fascista", disse. A senadora lamentou que outros países da região estejam adotando métodos de governo similares ao da Venezuela, o que acaba por "fomentar um clima de confronto com os setores democráticos da sociedade".

Fonte: Agência Tucana