Translate

terça-feira, 5 de junho de 2007

Agouros geopolíticos

HUGO CHÁVEZ comprometeu nos últimos dois anos cerca de 4,5 bilhões de dólares em armas. Mais que a China. A lista de compras inclui:

1) Nove submarinos que irão agregar-se aos dois em operação (o Brasil tem cinco);
2) Quatro corvetas espanholas de patrulha oceânica e outras quatro, mais leves, para operações costeiras;
3) Dez modernos aviões espanhóis de transporte militar e dois de patrulha marítima;
4) Vinte e quatro caças-bombardeiros Sukhoi-30 e 35 helicópteros russos de transporte e combate (alguns especialistas opinam que, dependendo do radar e dos mísseis guiados que o equipa, o Sukhoi-30 supera qualquer caça em operação na América do Sul; mais facilmente ainda os Mirage de segunda mão que, por motivos comerciais, a Força Aérea Brasileira comprou da França);
5) Um sistema Tor-M1 de mísseis antiaéreos russos;

6) Cem mil fuzis Kalashnikov, arma-padrão das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e de reputação superada apenas pela do Colt AR-15 americano. O contrato de compra dos Kalashnikov abrange licença e assistência técnica para que, depois de entregue a encomenda (falta menos da metade), a própria Venezuela possa fabricar mais. Chávez justifica os gastos como precaução para possível guerra "assimétrica" contra os EUA. Será? O poderio americano pode ser inepto na contra-insurgência (Vietnã, Iraque, Líbano 1983, Somália 1995, impasse na Colômbia), porém de mortífera capacidade em guerra convencional. Com seu formidável poder de fogo e avançada tecnologia, uma ação americana coordenada pulverizaria em questão de horas equipamentos e instalações convencionais de qualquer Venezuela. Portanto, o aparato aeronaval que Chávez está montando tem em vista oponentes de outras categorias. Como a Colômbia, digamos. O programa militar venezuelano desenha na geopolítica da América do Sul um panorama de aparências turvas, cambiáveis, contraditórias e enigmáticas, marcado pela reflexa corrida armamentista já iniciada. A constelação de forças em jogo inclui enormes poderes de intriga, suborno e lobby. Fornecedores de armas e certos grupos econômicos não só pesquisam, mas também arquitetam ou alargam tais oportunidades de negócios.
UM POUCO DE HISTÓRIA

Enquanto 65 mil bolivianos e 35 mil paraguaios se entre matavam na guerra do Chaco (Bolívia contra Paraguai, 1932-35), a Standard Oil (apoiada pelos EUA) e a Shell (anglo-holandesa, tutelada pela Inglaterra) buscavam favorecer cada uma "seu" beligerante; isto é, aquele que, ao vencer, lhe concedesse direitos de explorar o petróleo da região. Há suspeita, também, de a Inglaterra ter influído na Guerra do Pacífico (1879-84) para capitais britânicos poderem explorar salitre e cobre nos territórios peruano e boliviano que o Chile anexasse.
Respeite-se que Chávez e Morales tenham chegado ao poder por via constitucional. Mas Hitler também chegou. A história aconselha a observar com prudência o mútuo fascínio de líderes carismáticos e suas nações. Delírios "bolivarianos" agouram caudilhismo totalitário e intervencionista no eixo Havana – Caracas - La Paz. Rancores irredentistas poderiam favorecer um projeto desses. Peru e Colômbia já tiveram conflitos armados, resolvidos por diplomacia, em 1906, 1909, 1911, 1922 e 1934. Também já guerrearam Equador contra Peru (1941-42 e 1995) e Bolívia contra Paraguai (1932-35). Mesmo a Guerra do Pacífico ainda gera tensões intermitentes entre o Chile e os perdedores, Peru e Bolívia. Em 1978, velha disputa territorial por pouco não engajou em combate as armadas da Argentina e do Chile. No ano passado, apesar de pronta retratação, Morales já deu distraído sinal de inconformidade com a anexação do Acre pelo Brasil em 1903. Restrições orçamentárias têm forçado o Exército brasileiro a recrutar menos. Minguaram verbas para armas, munição e outros custeios de treinamento -até para rancho e uniformes. Como então guarnecer as fronteiras (2.200 km com a Venezuela, 3.400 km com a Bolívia e mais de 10 mil km com outros países sul-americanos)? Ou proteger interesses como os de 400 mil brasileiros que vivem na região boliviana onde Chávez prometeu a Morales construir bases militares?
"Se desejas a paz, prepara-te para a guerra", escreveu o estrategista romano Flavius Vegetius Renatus. Já então, no fim do século 4º, o aforismo não era novidade, apenas expressão concisa de antigo consenso: é pelo poder de retaliação que se dissuade o potencial agressor.
ALDO PEREIRA , colaborador especial da Folha