Translate

sábado, 8 de julho de 2006

GASODUTO DO SUL & PORQUE SOMOS IMORALES

GASODUTO DO SUL & PORQUE SOMOS IMORALES

De República Dominicana
Jose C Nascimento

A obra e considerada por alguns uma alternativa que sepultaria as incertezas sobre o futuro energético sul americano, outros o vêem como recurso para salvar a decaída integração e tampouco faltam quem assegure que se trata de uma manobra política de Hugo Cháves.

O presidente venezuelano sustenta que o principal objetivo de seu projeto e conseguir a integração da região e evitar uma crise energética, e declara “Assim como a união Européia começaram com aquela sociedade do ferro e carvão, nós apresentamos o gasoduto a América do Sul, utilizando a grande reserva de gás que tem a Venezuela: 150 trilhões de pés cúbicos provados.“ o que um grande disparate, e completa, “Se meu país se movesse somente pelo interesse, não teríamos apresentado a idéia.”.
Os governos da Argentina, Brasil e Bolívia também se mostraram entusiasmado com o projeto, devido a que o parque industrial destas nações em sua maioria funciona com gás, um desses, Morales é um índio cocaleiro, completamente deslumbrado como a presidência , tão ignorante quanto Lula, já que superá-lo é impossível. e prima do mesmo defeito, é submisso a Chaves e seu chefe Fidel Castro. Os outros dois presidentes, não são nem cocaleiros, sendo apenas ignorantes e traidores de suas próprias pátrias, incapazes de analises de conjuntura, e de perceberem que Fidel através de Chaves prepara para eles uma “cumbuca” de dependências futuras, além de empurrá-los para um projeto sem início nem fim.

Questões de ego. Dizem alguns.
Reproduzo o pensamento de algumas autoridades no assunto, e manchetes da mídia, já fartamente publicadas nos Estados Unidos e América latina, já que o assunto requer os estudos e opiniões de abalizadas autoridades no assunto petrolífero.


Karina Jiménez TolentinoO cancelamento do encontro dos ministros da Energia do Brasil, Argentina, Bolívia e Venezuela, prevista para a semana passada em Caracas despertaram novas duvidas sobre o futuro do projeto do Gasoduto do Sul.” Uma porta voz do Ministério de Energia da Venezuela disse que o encontro foi transferido para o fim do mês, porém não precisou a razões que motivaram a decisão.
Qualificada como a maior e, mas ambiciosa obra de engenharia civil já planejada na América do Sul, a tubulação que deverá distribuir energia a toda região terá uma distancia de 8.000 Quilômetros e um custo estimado de 20 mil milhões de dólares.
“Até o momento, oficialmente só se anunciou que a construção será finalizada em 2017 e que da construção do projeto participariam as empresas estatais dos paises envolvidos: Venezuela Pdvsa, a brasileira Petrobras e a argentina Enarsa.”. “Depois do triunfo presidencial de Evo Morales, se acordou incorporar a também estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (Ypfb)”
Ainda que as equipes técnicas ainda estejam trabalhando na avaliação dos impactos ambientais e o traçado da rota, há que reconhecer que as interpretações da iniciativa dividiram o Cone Sul, segundo opinião de conceituado Semanário Tiempos del Mudo.

El gasoduto grantizará energia a todos os paises do Cono Sur durante um siglo
- Hugo Cháves Presidente da Venezuela.
O gasoduto garantirá energia a todos os paises do Cone Sul durante um século”
Na frase, Chaves usa os meios do Lula para enganar os incautos, a inverdade conveniente. Essa é a grande mentira, de Chaves, como veremos a seguir.

Não sou experto em assuntos de petróleo, não é minha “praia”, mas qualquer observador há de perceber que mesmo que se construísse essa “minhoca ôca” , não haveria como assegurá-la, contra sabotagem e incêndios, além de que numa hipotética ( não tanto para Chaves) guerra com potências estrangeira, bastaria destruir o “minhocão do Chaves” e todo merco sul estaria prejudicado.

Questões de ego. Dizem alguns.
Reproduzo o pensamento de algumas autoridades no assunto, já fartamente publicadas nos Estados Unidos e América latina.

Andrés Cisbero: ex-vice-chanceler argentino "A construção do gasoduto e uma clara manobra política para influir em uma zona onde a Venezuela tradicionalmente nunca predominou “ “ Este projeto e a expressão de uma vontade política, muito antes que uma alternativa de integração energética sul americana.”
Para quem aposta pela iniciativa, não existem outros interesses que não seja os integracionista
.

Jorge Alvarado, presidente da Ypfb, Bolívia, “ E uma pretensão de poder do presidente Chaves dizer qual é o objetivo do megaprojeto,” “ No entanto, creio que o gasoduto tem como fim a integração dos paises latino-americanos para poder abastecer de gás e dessa maneira, dar à segurança energética a região.” Alvarado é o presidente em exercício da UPFB, se sua opinião fosse diferente já teria sido destituído pelo Morales.

Alfredo Fernandez, parlamentar argentino justicialista, membro da Comissão de Energia e Combustíveis da Câmara dos Deputados, “o tema não pode ser personalizado pois é difícil supor que Chaves esteja na presidência em 2017.”
“Não sabemos se nesta época estará ou não governando. Creio que neste tema existem afirmações muito levianas.”
lamentou. “É como pensar que os três gasodutos existentes entre argentina e Chile gerassem uma dependência política do pais receptor ao meu país” Isso não é assim.” Como vemos o comprometimento na Argentina já incluem membros do Congresso, aqui entre nós eles não são nem ouvidos e se informam pela imprensa de outros paises, porque, a mídia brasileira cria vácuos aparentemente inexplicáveis.

Rosendo PragaO tema da influencia não é algo que se espere ter dentro de dez anos, e sim hoje ou amanha, e citou o exemplo da Rússia, país que está utilizando sua capacidade energética como instrumento pra recuperar seu domínio no Este Europeu.”

Maruja Tarre, analista Venezuelana: “ Lo que persigue Chávez es adhesiones y usa el petróleo como arma política.”
“ Venezuela está fazendo o mesmo na América Latina”. “Por essa razão, Chaves têm influência sobre o Brasil e Argentina.”

A decisão de ambos os paises de aceitarem a Venezuela como membro pleno do Mercosul, e de apoiá-la para que ocupe este ano uma cadeira no Conselho de Segurança das Nações Unidas, são algumas das manifestações políticas dessa situação, embora no caso do Brasil o apoio se dá pela impraticabilidade de persistir na pretensão de ocupar esse lugar, devido a desmoralização pela qual passa o País aos olhos da ONU que de muito já constataram, a corrupção que se apoderou do Estado com implicações do Governo Lula, não ´por menos que perdemos a Presidencia do BID.

A analista venezuelana Maruja Tarre, vai mais além e afirma que o mandatário cubano Fidel castro está por detrás desse projeto. Segundo explicou o gasoduto obedece a um plano idealizado por Castro para o domínio continental mediante as fontes de energia. Venezuela e Bolívia seriam peças chaves desse projeto “ O que interessa a Chaves e buscar adesões e usa o petróleo como arma política”

“Péter Maldonado , chefe da bancada parlamentar do partido opositor Unidade Nacional da Bolívia, chamou a atenção sobre eventual relação de dependência com a Venezuela que poderia custar muito caro a alguns paises . “Chaves pretende entrar nos principais mercados do Mercosul com petróleo e hidrocarbonetos venezuelano." Isto quer dizer Brasil e Argentina. Casualmente estes dois paises são os únicos mercados para quem a Bolívia exporta seu gás.
O legislador explicou que Chaves estaria inclusive disposto a subvencionar o custo do gasoduto do Sul.
De tal maneira, todos os paises que se vêem beneficiados pelo projeto estariam construído uma relação de dependência frente a subvenção de Chaves”

Mentiras e ocultações sobre o Gasoduto:

A produção de petróleo da Venezuela atinge hoje a 3,3 milhões de barris diários.
Hugo Cháves


A produção de petróleo da Venezuela atinge hoje a 2,6 milhões de barris diários. OPEP e Agencia Internacional de Energia

Chaves “chuta” mais 700 mil barris por ida = 21 milhões de barris em um mês.

O gasoduto do Cone Sul, a obra ,até poderá ter inaugurada a sua primeira solda, jamais a última, porque nunca sairá do papel, mesmo porque nunca foi sequer planejado.
O gasoduto utópico, do político populista Chaves, e que recebeu o apoio imediato do presidente Brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, analfabeto o suficiente para não prever as conseqüências que advirão dessa tresloucada aventura, que em realidade, não nasceu da cabeça oca de Cháves, e sim do ditador Fidel Castro, que as claras, é quem movimenta os cordéis das marionetes, Chaves, Lula, Morales e Nestor Kirchner, da argentina.

O governante atual da Venezuela está longe de ser um estadista, por isso mesmo suas palavras seguem o estilo do PT brasileiro, o famoso “chute”, nada é fruto de qualquer planejamento, é com se tudo acontecesse, “a lá Lula”. Chaves criou e dirige a emissora Venezuela de Televisão, 24 horas no ar, das quais mais de dois terços do tempo são ocupados por Cháves ( pode ser acessada por internet, e o sinal da um banho na do Senado brasileiro).
Na TV bolivariana , Chaves estima, sem nenhuma base concreta, que a obra custará 20 a 25. bilhões de dólares. ou seja 5 bilhões de dólares, de diferença entre o mínimo e o maximo, no custo de uma obra, que jamais, teve um rascunho, com exceção de uns riscos no mapa do Brasil, cortando-o de norte a sul.
O Gasoduto sairia segundo Chaves das Cidades venezuelanas de Ordaz e Santa Helena de Uairén, mas precisamente de Porto Ordaz (fronteira com Brasil), e logo chegaria a cidade brasileira de Manaus (AM) (palavras de Chaves que pelo visto não tem nem idéia do que seja a selva amazônica, de onde se dividiria em dois ramais, um iria para o nordeste e outro para Brasília e Rio de Janeiro e daí para Uruguai e Argentina. .
O Gasoduto teria uma extensão, chutada de 8.000 km.
Prazo de construção, ano de 2017 (data que certamente não encontrará nenhum desses idiotas no governo.)
Paises participantes do megaprojeto: Venezuela, Brasil, Bolívia e Argentina.
Empresas que participarão: Petróleos de Venezuela (PDVSA); a brasileira Petrobras ( lá se vai o dinheiro dos acionistas, que não caírem fora o mais rápido possível); Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos(YPFB) e a estatal argentina Enarsa.
Capacidade de distribuição: 150 milhões de pés cúbicos diários (fonte dados do Governo Venezuelano)
Empregos que serão gerados pelo megaprojeto: 1.000.000 (hum milhão de postos na América do Sul. ( Cifra anunciada pelo presidente Chaves em visita ao Brasil)
Capacidade de gás da Venezuela: 150 trilhões de pés cúbico “provados” (cifra que assegurou Chaves durante viagem pela Europa e mais as reservas de 48,7 trilhões de pés cúbicos da Bolívia, cifra que o governo boliviano reconhece como certa).
O maior segredo do megaprojeto, fica por conta do diâmetro do tubo condutor, porque se conhecido, permitiria o calculo de quanto de gás seria necessário apenas para encher esse tubo de oito mil quilômetros,
Chaves considera que com esse gasoduto o problema de energia na América do Sul estaria solucionado por um século, repetindo UM SÉCULO. (bombeando 150 milhões de pés cúbicos, diários.)
Vamos deixar de lado os devaneios de Chaves e suas bazofias e vamos ver um pouco mais de opiniões formadas por outras autoridades e constantes da mídia na América do Sul ,e Republica Dominicana, de onde estou escrevendo esse relato.

Luis Giusti, ex-presidente de Petróleos da Venezuela (Pdvsa) e assessor de grandes consórcios petroleiros internacionais, recordou que os anúncios oficiais indicam que Venezuela enviaria 3.500 milhões de metros cúbicos, por dia através desse gasoduto..(Chaves “chuta” 150 milhões) e prossegue, “ Se assumirmos que esses tubos pudessem ter uma vida útil de 40 anos, se requereriam reservas de 52 trilhões de pés cúbicos, sem contar o lastro do gasoduto”, e adverte “ Venezuela não dispõe dessas quantidades. Aqui temos uma evidência na palavra de quem entende do assunto, e que estima a vida útil de um gasoduto desse porte em 40 anos, já Chaves propaga que o mesmo durará 100 anos.

Alberto Quirós, ex-presidente da Shell Venezuela. “O gasoduto do Sul está morto antes de nascer porque Venezuela não tem gás para um projeto dessa envergadura,” e “ A primeira razão pela qual o megaprojeto é uma quimera e porque na Venezuela não há reservas de gás suficientes para injetar nas jazidas petrolíferas e seguir produzindo petróleo.” Com uma experiência de mais de três décadas na industria petroleira nacional, afirma que 90 por cento do gás produzido pela Venezuela está associado a extração a pressão, do petróleo. “ Esse gás não está disponível para ser enviado por gasoduto.”
.”O gasoduto do Sul foi proposto ano passado pelo presidente Hugo Chaves a seus homólogos do Brasil e Argentina Luis Inácio Lula da Silva e Néstor Kirchner. Foi anunciado que teria o propósito da integração energética regional’. Alberto Quirós, apoiando-se em investigações de geólogos locais considera que para a construção desse gasoduto se necessitariam ao redor de 550.000 tubos, que não estão disponíveis no mercado internacional; (40) quarenta estações de compressão ( em zonas de grande impacto ecológico); (160) estações de válvulas, e valas de 2 metros de profundidade e 1,5 metros de de largura.” Tudo isso numa extensão de 8 mil quilômetros.

Sustenta ainda que os governos devam esclarecer outras miudezas, como o custo e origem do financiamento; o preço a que se venderá o gás; a complexidade de construir e manter um gasoduto com essa extensão; os perigos ambientais; os assuntos legais; e dizer especificando como fazer uma execução confiável e rentável.

José Toro, ex-membro da junta diretora do PDVSA, “ todo os antecedentes, refletem custos brutais, que fazem inviável o gasoduto do ponto de vista econômico” Ao que se soma, a carência de gás.” segundo ele “ O peso da realidade , demonstra que no ocidente do pais o governo não foi capaz de construir um gasoduto de umas centenas de quilômetros para ser abastecido de gás da Colômbia.”

Um pequeno exercício matemátivo de quatro operações mostra que o calculo dos custo e tudo mais, não corresponde a verdade:

$ 25.000.000.000,00 de dólares são insuficientes para pagar sequer a mão de obra.

Visto que Chaves prevê 1.000.000 de empregos, o que daria 25.000,00 USD ,para cada empregado, divididos por 11 anos daria $ 2.272,72 Usd por ano, o que corresponde a $ 189,39 Usd = 410,97 reais, por mês. No primeiro ano já estará abaixo do nossop salário mínimo.

E o material? E os transportes? E os operarios especializados, engenheiros, tratorista, soldadores. Conclui-se que Chaves é um louco igual a Hitler só que o que ele vai destruir é a América do Sul.

Essas verdades sobre o Gasoduto do Sul, são matéria que não se lê na mídia comprometida do nosso país, tida e havida como a Mandrake da notícia, capaz, dependendo do quanto se esteja disposto a gastar, “fazer aparecer um nó, dado num pingo de água,” ao mesmo tempo em que pode num passe de mágica, a solerte, surda e silenciosamente, fazer desaparecer milhões de dólares , doados ao filho do Presidente Lula por concessionárias de telefonia. De gastos de dinheiro público pela Primeira Dama, que não é funcionária pública mas tem um cartão de credito do Governo Lula. De compras suspeitas e superfaturadas na Harley Davison em troca de dois helicópteros emprestado ao Lula, no dia anterior a sua posse. De perdões de milhões de dólares de dividas a receber de outros paises, sem dar a menor satisfação a qualquer poder da República. De cartões de credito pagos pelo erário, cuja maioria das operações se refere a saque de cash no BB, com beneplácito do TCU. De propaganda político partidária feita por Estatais, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal onde até o roubo nos jogos da Caixa, nunca apareceram. Um “poder oculto” tal qual o referido por Jânio Quadros, capaz de censurar ate discurso de Senador, da estirpe de Antonio Carlos Magalhães
Vivemos numa Democracia “ para Inglês ver”, na realidade estamos sobre o regime Anarquista de uma Ditadura Sindical.

Nosso problema não é só Morales, nossos problemas, são IMorales: quando se legisla em causa própria ou por interesses do Partido; quando o TRE muda as regras durante o jogo, ao arrepio da Constituição dando margem, para que Partidos perdedores, recorram ao STF; quando o STF, guardião maior das Leis, a palavra final da Justiça, julga com bases em interesses políticos, enquanto são escolhidos pelo seu notável saber jurídico; somos um País de Imorales, quando milhares de baderneiros agregados a uma organização clandestina, vão para as ruas armados de arma branca, enfrentam as policias, invadem propriedades publicas e privadas, acoitados pelo Presidente da República que os subvenciona, e veste seu boné; somos IMorales quando o líder do MST prega a luta armada , faz apologia do crime e permanece freqüentando o Palácio; quando ameaçamos a convocação um Ministro e o trocamos por qualquer benesse do Governo; somos IMorales porque mantemos um Ministro da Justiça defensor de corruptos; somos Imorales porque cassamos Zé Dirceu e o Presidente o manda representar o Brasil junto ao Governo da Bolívia; somos Imorales porque sabendo de tudo isso, vamos aprovar a uma vaga para Chaves destruir o Merco Sul e de quebra vamos aprovar o Gasoduto, porque 25 bilhões de dólares, são o que são; Somos extremamente imorais e corruptos quando aprovamos MP que ira indenizar 2 subversivo com um cifra superior a tudo que foi gasto ate agora no Fome Zero, o que cheira a caixa 3 das eleições do PT.

- E para dizer numa palavra tudo. Nosso patriotismo está em acenar com a Bandeira do Brasil em dia de jogo da Copa do Mundo.
DEUS SALVE O BRASIL