Translate

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

EX-PRESO POLITICO " INTREGA" COMISSÃO DA VERDADE



28/08 - O circo está montado!
  
 A comissão não sería 
composta  por membros
isentos?
  Como um preso
que se diz torturado pelo
coronel  é integrante da 
comissão  que convocará
o coronel Ustra para depor?
Comissão da Verdade de São Paulo convoca coronel Ustra para depor 
Folha de São Paulo - 28 Ago 2012
DE SÃO PAULO - A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de São Paulo aprovou ontem a convocação do coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do Doi-Codi de São Paulo, principal órgão de repressão da ditadura militar (1964-1985).
Ele é acusado de comandar práticas de tortura contra presos políticos na unidade, que foi criada sob o nome de Oban (Operação Bandeirante). Observação do site www.averdadesuifocada.com :A Oban- Operação Bandeirante  foi criada em 27/06/1969  e o DOI em 29/09/1970.. O Cel Ustra comandou o DOI do dia 29/09/1970 a 11/12/1973 .
 O militar nega a participação direta em maus-tratos.
Como a comissão municipal não tem poderes para forçar a presença de testemunhas, a convocação será feita pela Comissão Nacional da Verdade, explicou o vereador Italo Cardoso (PT). 
Os dois órgãos assinaram termo de cooperação para permitir a tomada de depoimentos em São Paulo.
O vereador Gilberto Natalini (PV), que é ex-preso político e integra a comissão, diz ter sido torturado por Ustra: "Ele me bateu durante várias horas e me obrigou a declamar poesias nu e diante dos soldados para me humilhar", disse.
No dia 14, numa decisão inédita, o Tribunal de Justiça de São Paulo confirmou sentença de primeira instância que reconheceu Ustra como torturador. Ele ainda pode recorrer.




Nenhum comentário: