Translate

sábado, 30 de setembro de 2006

Com vistas a Senadores, MP e TCU

Para um Partido que entrou para a campanha, com divida de emprestimos e com deficite, pode estar aí a lavagem facil de dinheiro para campanha e compra de dossiê.

Só falta que queira investigar.

Caboré

ESSA É PIOR QUE A DO DOSSIÊ

Jaime Leitão

O atual governo, de trapalhada em trapalhada, aos poucos vai sendo desmoralizado. O escândalo do dossiê, armado pela cupula petista para derrubar Swerra em São Paulo, e que Lula disse ignorar, está valendo vários pontos negativos para o presidente nas pesquisas, porque essa justificativa de que ele não sabia de nada não colou e nem poderia.


Agora descobri uma outra jogada pior até que a do dossiê, só que não ganhou repercursão que merecia. O articulista Carlos Chagas publicou em sus coluna na revista Brasilia em Dia, na edição que saiu na primeira semana de setembro, uma revelação estarrecedora e ao mesmo tempo ridícula. Foi criada uma ONG ( Organização Não Governamental) com o nome de Sociedade dos Amigos de Plutão, que tem por objetivo promover palestras no Brasil e no exterior para transformar Plutão em planeta novamente, já que a um mês ele foi rebaixado à condição de asteróide E a justificativa da ONG é que essa decisão abre precedente para que a Terra no futuro também seja rebaixada e até extinta. Depois contam piada de português como se os brasileiros fossem inteleigentíssimos e os portugueses burros. Esses brasileiros da ONG que nasce são todos ligados ao PT e o lider da mesma é o ex-lider sindical, filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e ao PT e, segundo Carlos Chagas, amigo intimo do presidente Lula.
O mais grave vem agora: a criação da ONG saiu no 'Diário Oficial”, que publicou a liberação de R$ 7,5 milhões para as primeiras ações da ONG. E tem mais: a nova ONG pretende firmar convênios de publicidade com a Petrobras, com o doBanco do Brasil , a Caixa Econômica e os Correios. E não para por ai : segundo Carlos Chagas, foram programadas retiradas semanais de R$ 20 mil para cada um dos - atenção para o número – 800 diretores da ONG. Esse é disparado o maior escândalo do governo Lula. Não endendo por q ue não está sendo divulgado com destaque que esse assunto merece.

Há ONGs sérias mas muitas são só fachadas para justificar recebimento de dinheiro público sem devolver ndada em termos de benefícios para a sociedade . E eles são tão burros que nem disfarçam.

Essa de ONG para salvar Plutão é de cabo de esquadra. Até para ser corrupto tem que ter o mínimo de inteligência . Não é o caso. Carlos Chagas cita uma ONG que dá proteção a gatos cegos. Se Lula for reeleito, provavelmente irão aparecer ONGs como Sociedade Protetora das Borboletas sem Asas, dos cachoros de Três Patas, dos Unicónios de Dois Chifres e dos Sem-Noção de Nada.

Permitir que se criem ONGs com dinheiro público com objetivo único de favorecer companheiros de partido, com ganhos extraordinários. É um crime tão grave quanto “mensalão”, “mensalinho” e máfia das sanguessugas. Quantas ONGs existirão na mesma Base ?

A eleição está aí. Ainda é tempo de acordar e de evitar o caos.

Jaime Leitão é cronista, poeta, autor teatral e professor de redação.