Translate

quinta-feira, 21 de setembro de 2006

LULA - OPERÁRIO PADRÃO - PARTE 5

Parece que ninguém vai escapar da lista de explicações que Lula teria que dar sobre seus familiares. O filho caçula de Lula é Cláudio Luiz Lula da Silva. Em julho de 2004, Cláudio, então com 19 anos, convidou um grupo (6 garotas e 8 garotos) de amigos de São Bernardo, onde mora, para passar férias de 15 dias em Brasília, com tudo pago, inclusive o transporte aéreo, que foi feito por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). O pacote incluía hospedagem no Palácio da Alvorada, churrasco na Granja do Torto, passeio de lancha no lago Paranoá (a bordo de uma lancha da Marinha) e até um encontro com Pelé. O grupo de jovens teve ainda direito a passeios pelo Itamaraty e pela Praça dos Três Poderes. As fotos da temporada ficaram à disposição em fotoblogs na internet durante algum tempo e foram tiradas do ar no dia 6 de janeiro de 2006, logo depois que A Folha de SP publicou reportagem completa sobre o assunto.
Uma das garotas do grupo não pôde ficar até o final da programação. Ela aparece numa foto, publicada em um desses blogs, voltando para São Paulo em um jatinho. Na imagem, não é possível afirmar se a aeronave também pertence à FAB. Além da rotina dos dias de férias, as fotos mostravam os jovens pelos corredores do Planalto, onde registraram encontros com artistas e esportistas. Em seu fotoblog, um dos adolescentes descreveu um encontro com a atriz Regina Casé, que tinha ido ao Planalto ter audiência com o presidente. No dia 13 de julho, o grupo assistiu no Alvorada ao filme 'Pelé Eterno', ao lado do próprio ex-jogador e do presidente Lula.
Não há uma legislação clara sobre o uso do patrimônio público pelo presidente ou por sua família. Procurada pela reportagem da Folha, a Secretaria de Imprensa do Palácio do Planalto afirmou que não se pronunciaria. A Comissão de Ética da Presidência disse que atos do presidente não constavam de suas atribuições. Responsável pelo controle dos gastos públicos, a CGU (Controladoria Geral da União) disse que o tema estava sob a alçada da Secretaria de Controle Interno, que, por meio da Casa Civil, disse que só a Secretaria de Imprensa falaria sobre a questão. Procurada novamente pela Folha, a Secretaria manteve a posição de não fazer comentários sobre o assunto.
As fotos estavam nos endereços
www.fotolog.net/tata_lulu ; www.fotolog.net/feijao_fodao/ ; www.fotolog.net/gringo_mi/; e www.fotolog.net/monique_martan/
A internet recebeu uma onda de protestos contra as mordomias exibidas nos fotologs de amigos do filho do presidente Lula que estavam aproveitando as benesses do poder. Duas comunidades no Orkut surgiram para criticar a viagem dos jovens amigos de Cláudio. A mais popular tinha o nome de "Férias no Alvorada - EU QUERO!" e vinha com a seguinte descrição: "Essa comunidade é dedicada a todas as pessoas que querem andar de lancha, comer um churrascão, andar no avião da Força Aérea Brasileira e ainda não gastar nada, porque o governo pagou! Porque o povo pagou!!! Entre e seja mais um marajá!!!! Porque no Brasil, já existem milhares!!!".
Luis Cláudio também mantém (ou mantinha) perfil no Orkut, onde se descreve como um apaixonado pela namorada e onde contava que, como o pai, também é torcedor do Corinthians. A página também andou exibindo uma foto de um lança-foguetes do Exército, o Astros 2. Comentário do caçula de Lula: "Olha o lança-foguetes que eu entrei" (é "em que eu entrei" que se escreve, Cláudio). A namorada dele pertencia (ou ainda pertence) à comunidade "Eu amo viajar com meu namorado". Por que será hein?