Translate

domingo, 8 de abril de 2012

PREPAREM-SE PARA A DERROCADA PRÓXIMA – O GOLPE DO PT/COMUNISTAS

domingo, 8 de abril de 2012
Dilma tem algo a Temer?
Artigo no Alerta Total – http://www.alertatotal.net 
Por Jorge Serrão
A Presidenta Dilma Rousseff está brigada com seu vice Michel Temer. Eis a fofoca fresquinha ouvida na capital federal da arapongagem – onde se escuta, via espionagens fora da lei, tudo o que os políticos falam, até em aparente segredo. Na versão que vaza nos bastidores do Senado, Dilma teve uma discussão séria com seu vice, no primeiro “encontrão” após a recente viagem dela à Índia.
O motivo da briguinha – que não será a primeira e nem a última – ainda não está claro. Escutou-se (e algum fofoqueiro propagou) que Dilma, em um de seus tradicionais ataques de mau humor, engrossou com o vice que lhe teria desafiado, temerariamente, a autoridade. Dilma avisou a Temer aquilo que seria óbvio e nem precisaria de um brado ululante: “Quem manda no governo sou eu”.
Dilma, certamente, acha que nada tem a temer (com ou sem trocadilho infame) se brigar com Michel Temer. Ela avisa que manda e PT saudações. O problema é que a manifestação de Dilma chegou aos ouvidos de peemedebistas da base aliada. Em clima de rebelião, eles andam muito descontentes com os rumos políticos dados aos “negócios políticos” pela “Grande Guerrilheira” (como eles a chamam, jocosamente). Dilma corre risco de sofrer alguma derrota importante em votações que interessam aos esquemas de poder da petralhada.
Apesar das aparências (que sempre enganam), a relação dela com o ex-Lula não anda das melhores. Mas o caldo não deve entornar, publicamente, tão cedo. Mais preocupado em se curar totalmente do câncer e dos efeitos colaterais do tratamento radio-quimioterápico, Lula se vê obrigado a sair mais da cena política do que deseja. Dilma aproveita para imprimir seu tom às decisões governamentais. Diferente de Lula, ela se ocupa muito de questões gerenciais, centraliza muito mais os problemas e soluções, e até pressiona seus ministros com mensagens pessoais de cobranças por e-mail.
Dilma tem uma preocupação urgente com a crise econômica que já lhe invade a porta do gabinete do Palácio do Planalto. De imediato, apela para a marketagem econômica. Mandou o Banco do Brasil e a Caixa baixarem os juros e facilitarem o crédito. Diretamente, dá um recado que o governo exige o mesmo dos bancos privados – que devem seguir a mesma receita, porque, no momento, não convém comprar briga com uma presidenta famosamente intempestiva.
A crise vem. Se será mais grave ou menos grave, eis a permanente dúvida dos analistas. A desindustrialização do Brasil é flagrante. Redundará em muito ou pouco desemprego? Se o Banco Central baixar os juros, em favor da marketagem do governo, haverá fuga dos dólares que vêm pra cá se remunerar na especulação? E se a cotação moeda norte-americana disparar, de repente, e o BC do B não conseguir segurar, o que vai acontecer? E se um fator-surpresa ou interesse externo quiserem desestabilizar a Dilma e seus petralhas para trocar seis por meia-dúzia no trono do Palácio do Planalto?
Dilma tem muito a temer (sem trocadilho infame com o vice que anda de mal com ela e vice-versa). Mas o pirão só tem chance mesmo de desandar se houver algum agravamento de crise econômica – que afete as classes C, D e E – prejudicando, principalmente, aqueles que vivem hoje uma ilusão de “ascensão social” em um País que insiste no pecado mortal de não cuidar dos fundamentos: Educação de verdade, Mais produção, ciência e tecnologia e menos especulação e usura, e uma redução de impostos. Tudo isso sem falar na improvável reforma política – que dificilmente sairá do papel no regime do Governo do Crime Organizado.
Dilma tem muito a temer e a perder. Mais que ela só os brasileiros e brasileiras (para usamos esta categoria sarneyana). Afinal, nosso Brasil desponta na verdadeira “Vanguarda do Atraso” (expressão criada pelo recém-falecido Millôr Fernandes para designar o grande Maranhense que foi Presidente graças à doença do Tancredo Neves e ao golpe militar do General Leônidas Pires Gonçalves).
O bicho vai pegar de verdade quando a crise econômica chegar para valer e a petralhada (dividida em várias facções) tiver de dar seu golpe de misericórdia institucional para se manter no poder. Quem vencer a briga reinará. O problema é: se aos vencedores restarem apenas as batatas podres de um País que sobrevive de ilusões.
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.


A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 8 de Abril de 2012.