Translate

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Editorial   13/04/2012 - 23;46
Lício é um homem simples, sem segundas intensões , direto, no pensar e no falar.  Mais que  explicito, se necessário for,  para colocar uma nomenclatura de   FP nos transvestidos de democratas , quando se sabe nasceram de família comunistas, se portam como comunistas e se filiam a partidos comunistas.
 Para cutuca-lo com vara curta, basta uma palavra “comunista” , seu retorno vem súbito, e em segundos seu verbo estará em sua garganta, e suas garras democráticas, estarão penetrando suas carnes.  Esse é  o Lício Ribeiro Maciel , Coronel , Engenheiro do IME, navegador por excelência competência e paixão pelo mar , guerreiro por amor a Pátria, - adverso a premissas  de” arriscar a vida para cumprir ordens.” Para ele,  arriscar a vida só em  defesa daquilo em que se  acredita, sendo assim você determina quando e porque arriscará sua vida.   Risco de vida é um ato de abnegação em prol de algo maior, a exemplo da Pátria e  da família .  
Suas palavras muitas vezes se tornaram  inesquecíveis, pela força e coragem com que é  foi dita.  Não há como esquecer o dia em que estando  ainda no Hospital, ferido por fragmento de uma bala, que  partiu-se ao atingir  sua metralhadora, disparada pela guerrilheira “Sonia”,   como resposta a sua oferta de rendição, duas vezes repetidas, - “não se mexa, levante as mãos , fique quieta” ,   Sônia que estava com a mão esquerda na cabeça, levantou a outra mão trazendo o revolver 38 e atirando subitamente e o atingindo  no rosto , junto a boca, destruído a arcada dentaria e se alojando na nuca prostrando-o ao chão. 
 Voltemos após esse breve relato de um grande episódio  os quais se apoderaram “grandes faladores”, mas que só o sentiu profundamente quem lá estava,  -  A equipe  do Lício  acrescida neste episodio do Curió . A pergunta e a resposta de Sônia ao ser perguntada sobre seu nome, só duas pessoas presenciaram, uma já faleceu,  e até hoje não foi contada por completo, mais ainda será, por enquanto vamos deixar os engabeladores da historia se vangloriarem do que nada houve que se vangloriar, sendo um mais um ato triste de uma guerra fraticida que nunca deveria ter havido.  Mas houve. Assim como suas consequências  das quais hoje se utilizam os derrotados  como  meio  de  enriquecimento as custas do SUS e do erário.   Assemelha-se a um filme de horror tendo como protagonistas ,  Pais,  Mães, filhos e parentes  se aproveitando da morte de seus entes,  aos quais não alertaram do perigo, e ate  os incentivaram, a exemplo do Pai comunista de  Dilma,   para agora usufruírem-se de um enriquecimento degradante.
            Lício ainda se recuperando no Hospital recebe a visita do  Chefe de Gabinete do Ministro do Exército,( por respeito e reconhecimento de seus valores, deixo de lhes dar nome)  e apresentou ao Lício  os sentimentos do Ministro e sua frustração  diante da  impossibilidade de promove-lo por ato de bravura,  com e risco da própria  vida em combate,  por não estar o Brasil  oficialmente em  “ guerra declarada”.  Por questões de politica  internacional, a guerrilha do Araguaia não existia, era apenas um combate contra bandidos , assaltantes, ladrões e subversivos amotinados sendo uma ação apenas localizada naquela área, ou coisa parecida…    A resposta do Lício,   - ( creio que o Coronel não transmitiu   ao seu superior), foi  “manda ele enfiar a promoção no ..... , não arrisquei minha vida por uma merda de promoção.”    Esse é o LRM ( Lima Romeu Mike) , no vocabulário dos Radio Amador, e  que por  estranhos caminhos das coincidências, nos  meus 78 anos, essas letra LRM, correspondem a  dois maiores amigos que ainda tenho, e espero que  por muito mais tempo.
  Esse  é por tanto  meu amigo de luta, esse foi e será um comandante, - comandante que foi além dos ensinamentos  da Academia Militar, um comandante,  com fulcro no companheirismo, no respeito pelo subordinado  a ponto de não considera-lo como tal, no sentimento consciente de que a vida de cada um da equipe dependia do outro,  -sendo todos responsáveis pela vida de  cada um, - desde quem está na frente e guia a equipe, até o último que guarda a retaguarda, o olhar e vigiar a esquerda, a direita acima ou abaixo, depende da audição e do olfato e é  responsabilidade de todos;    Lício raramente dava ordens explicitas a sua equipe (em geral  sempre a mesma equipe), todos sabiam de cor o que Ele iria fazer e como agiria.  Lício comandou um pequeno grupo no combate a guerrilha urbana e rural, e modéstia as favas eu era uma peça presente em todas, e não há como esquecer, e jamais o faria, a presença da mesma forma em sua equipe do “javali solitário” apelido  por ele posto no nosso companheiro, já falecido, mas jamais esquecido, João Pedro do Rêgo,  o qual eu já havia apelidado antes, de J.PRégo prejudicado pelo mais adequado  “Javali Solitário”.    João Pedro caçador nordestino, caminhava na mata sem pisar em um galho seco que denunciasse  sua presença, não falava em fome, em sede, em cansaço, olhar sempre atento, era um verdadeiro caçador, caçador do mais perigoso animal na selva, um animal que não mata pela necessidade de se alimentar, e sim por sua ideologia,  que traz em seu ensinamentos o ódio o extermínio  até de seu próprio comparsa, no transcurso para a implantação de um regime que nem é seu, e que  sabe , será prejudicial ao seu País, um animal sempre adestrado e pronto a ao suicídio em defesa  e segurança da sua  organização.    “Javali solitário” não morreu, heróis não morrem, se transformam em exemplos vivos  sempre citados pela História.
  Lício não tem o menor constrangimento  em nomear, corruptos, covardes, e aqueles se abstém do cumprimento de seu dever de defesa da Democracia, em “Filhos da Puta”   poderá ser um civil,   um  soldado ou general, um político, principalmente os que roubam no SUS e no DMIT ( sem serem  DMITidos)  e não dispensará por principio até o presidente da Republica, caso ele o mereça, o que vem acontecendo por dois decênios.  Mas sabemos seu respeito por Elas, inculpáveis pelos filhos que tem,  e até  muitas,  renegam a maternidade dessas putrefatas figuras impertinentes  em todas as esferas governamentais, independente de qual "Proderes" pertencem.
Contemporaneamente em defesa da democracia, da Família e da Pátria,   não podemos  esquecer , Lício R. Maciel e Jair Bolsonaro . O que precisamos urgentemente são milhares de ambos.
Esta é uma história de amor a Pátria pra ser cantada em ode, para os que amam esse  doente mas não desenganado País
Vamos fechar essas reminiscências, que chegaram a 4 paginas  como dizia o milionário Lula , o brasileiro não gosta de ler nada além de uma pagina, e nada melhor do que fazê-lo com as palavras do próprio Lício.
Nada identifica o Lício mais que imagem de seu KRUM

             Na verdade, acostumado durante 32 anos a ver as promoções a general, criei um teorema: “general é demérito (até que ele mesmo prove o contrário – aí, estará perdoado…)”. Mesmo servindo no Gabinete do Ministro, onde pululavam generais e “futuros”, todos reconheciam, no íntimo (como até hoje, principalmente) que eu tinha razão. Alguns ficaram meus inimigos figadais, coitados… Este teorema era acatado em geral, apenas quando criaram mais generais no exército brasileiro que no resto do mundo, todo coronel passou a ser “coronel de brigada”: todos queriam entrar na maçonaria das mordomias e covardias… O resultado é que ficaram, coronéis e generais, raivosinhos comigo. Duas coisas no EB eu nunca tolerei: larápios e viados. Incluídos dandies (baitolas, explicadinhos, dançadores de haly-galy, etc.) e ladrões de papel-higiênico.     Hoje, posso falar, sem ser taxado de vingativo, recalcado,  por não ter saído general: como capitão, em Casalvasco, MS, requeri dispensa de promoção, em caráter definitivo. Aí, um ministro, que depois morreu de raiva, deferiu, aconselhado pelo Ajudante de Ordens ,  que eu tinha mandado praquele lugar familiar: era um grandessíssimo puxa-saco (foi a general, claro…).
Tenho amigos generais, alguns poucos; mas ponho a  mão no fogo por eles: são corretos, militares abnegados, por convicção e, principalmente, por vocação. O caso do Tibau, agora, não alterou meu respeito por ele: uma fraquejada como aquela, não derrete a “placa de bronze”… O Tibau é um senhor general, inegavelmente”
  Brasil acima de tudo
SELVA 
J.NASCIMENTO R/1 EB