Translate

sábado, 17 de dezembro de 2011


24/10/2011
às 5:55

No país da piada pronta - Sarney inspira Lobão a agravar pena de corrupção

Por Andrea Jubê Vianna, no Estadão:
Inspirado em discurso do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) - que se declarou preocupado com a impunidade, “uma chaga da nossa sociedade”, principalmente nos crimes de homicídio - o senador Lobão Filho (PMDB-MA) promete apresentar nesta semana projeto de lei para transformar a corrupção em crime hediondo.
“O crime de desvio de recurso público na área da saúde, da educação, tem um poder de homicídio em massa. Como uma contribuição à ideia de vossa excelência, pretendo dar entrada nesse projeto”, justificou Lobão, que é filho e suplente de um dos mais antigos e leais aliados de Sarney, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB-MA).
Os crimes hediondos, como homicídio qualificado e tráfico de drogas, não admitem fiança e têm penas mais graves, que devem ser cumpridas em penitenciárias de segurança máxima. Sarney agradeceu a iniciativa de Lobão Filho e se declarou “profundamente gratificado” por ter conseguido sensibilizar o Senado para o problema da impunidade.
Com mais de 50 anos de vida pública, ex-presidente da República e quatro vezes presidente do Senado, José Sarney transformou-se em um dos políticos que mais enfrentaram denúncias nos últimos anos, sem que nenhuma delas o afastasse do poder. Há um mês, Sarney foi alvo de vaias de 100 mil pessoas no Rock in Rio 2011 - puxadas pelo vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, que lhe dedicou a música “Que país é este?” Em 2009, no comando do Senado pela terceira vez, Sarney foi alvo de 11 representações por quebra de decoro no Conselho de Ética, que acabaram arquivadas, sem abertura das investigações.
(…)
Por Reinaldo Azevedo

E Sarney, o Nosferatu, pretende continuar no pescoço dos maranhenses mesmo depois de morto

Pobre Maranhão pobre!
Escrevi ontem aqui sobre a proposta da governadora Roseana Sarney de passar a fundação que cuida da hagiografia de seu pai, o senador José Sarney (PMDB-AP), para o estado. Afirmei tratar-se de uma postura que explica por que o estado, que não sofre com a seca, a exemplo de outros estados do Nordeste, tem o pior IDH do país. A tragédia que assola o Maranhão é humana.
Pois bem!
Hoje, 30 dos 42 membros da Assembléia Legislativa, todos da base do governo, aprovaram a estadualização da fundação. Oito votaram contra, e quatro não compareceram. O presidente seccional maranhense da Ordem dos advogados do Brasil, Mario Macieira, disse que a lei 259/11, “aparentemente”, é inconstitucional e que a entidade já estuda a possibilidade de entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra a aplicação da lei.
Vampiro
Volta e meia, lembro aqui uma frase de Paulo Francis, que indagava quando alguém enfiaria uma estaca (metáfora,viu, Ira-ny?!) no coração de Sarney. Pois é… O cara leva mesmo a sério esse negócio de Nosferatu. A fundação pretende fazer dele um ser, digamos assim, “imorrível”. Mesmo quando já não estiver mais entre os maranhenses, continuará a lhes sugar o sangue por meio dos recursos do Orçamento que serão drenados para a fundação, enquanto o Maranhão ficará esfaimando.
A coisa toda leva jeito de ser ilegal. Ainda que não seja, é asquerosamente imoral.
Por Reinaldo Azevedo