Translate

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Candidatos à prefeitura de São Paulo, Marta e Kassab trocam farpas em debate

Agência Estado 13/10/2008

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM) trocaram farpas durante todo o debate realizado pela TV Bandeirantes na noite deste domingo. Todos os temas levantados - Bilhete Único, creches e CEUs, orçamento e crise global - foram usados pelos candidatos para se atacarem.


Marta, que está cerca de 17 pontos atrás do rival segundo a última pesquisa Datafolha, repetiu diversas vezes que precisava lembrar aos eleitores que Kassab "andava" com companhias como Paulo Maluf e Celso Pitta, enquanto ela "andava" com Lula. A candidata do PT buscou o tempo todo colar seu nome ao do presidente.

O atual prefeito e candidato à reeleição Gilberto Kassab rebateu dizendo que a rival tinha em sua campanha a esposa de Delúbio Soares, protagonista do escândalo do Mensalão.

Marta teve dois pedidos de direito de resposta negados e foi vaiada pela platéia ao elogiar o governo Lula.

Durante todo o debate, Marta e Kassab mais apontaram a paternidade de projetos e problemas na administração do outro do que explicaram como pretendem ajudar a cidade de São Paulo nos próximos quatro anos.

Os candidatos discutiram ainda temas como meio ambiente, projetos para portadores de necessidades especiais, trânsito e corredores de ônibus. Kassab apontou taxas criadas pela candidata do PT, como a taxa do lixo, que ele teria extinguido. Marta assumiu erro ao criar os impostos e prometeu que não fará isso novamente se for eleita.

O debate de duas horas terminou com o mesmo clima em que começou, de rivalidade. Kassab falou de sua experiência na gestão da cidade e disse que Marta citava o presidente, mas a cidade recebia mais dinheiro do governo federal agora do que durante a administração do PT.

Marta também falou de sua experiência como prefeita e, mais uma vez citando Lula, avisou que o presidente já teria dito que com ela na prefeitura a história em São Paulo seria outra.

O segundo turno das eleições municipais acontecem no dia 26 de outubro.

Farpas já na chegada

Os candidatos à Prefeitura de São Paulo Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT) chegaram por volta das 20 horas à sede da TV Bandeirantes, em São Paulo, onde participaram do primeiro debate do segundo turno das eleições. Antes do início da transmissão, já trocavam farpas.

Marta voltou a frisar a sua estratégia de comparar biografias, enquanto Kassab disse ter tranqüilidade para discutir qualquer questão de sua vida pessoal e administrativa. "O que é importante nesse debate é que as pessoas possam acreditar no que vai ser proposto e aí tem a ver com a trajetória de cada um e com as promessas cumpridas de cada um", disse a petista. Ela aproveitou para atacar o seu adversário ao dizer que "muitos eleitores não conhecem a associação com o (ex-prefeito da capital) Celso Pitta". A candidata ainda alfinetou o atual prefeito ao associá-lo às gestões de Pitta e Paulo Maluf. "A minha biografia todo mundo conhece", disse Marta.

Frase praticamente idêntica usou Kassab para definir seu passado e mostrando que está disposto a discutir esse assunto com a petista. "A minha vida todos conhecem", afirmou. O prefeito não mostrou preocupação com a entrada de dois grandes cabos eleitorais na campanha de Marta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Questionado sobre como enfrentaria essa tropa de choque, respondeu: "Da mesma maneira que estamos enfrentando até agora. Apresentando propostas, realizações e comparando a minha gestão com a dela. Nada mudará o nosso plano de governo."

Marta minimizou uma inserção de sua campanha veiculada hoje na televisão, que questionava a vida pessoal de Kassab, que é solteiro e não tem filhos. A petista disse não ter visto a propaganda e emendou: "Se não é casado, não tem tanta importância." Visivelmente incomodado, Kassab respondeu à investida de Marta: "Tenho muita tranqüilidade de discutir qualquer questão da minha vida. Formação, profissão e administração." Após essa explicação, terminou a entrevista imediatamente.