Translate

domingo, 24 de agosto de 2008

A justiça brasileira está virando uma grande família.

Nepotismo: falta proibir a advocacia de filhos de magistrados em causas do papai
A decisão do Supremo de atacar o nepotismo é incompleta. Falta proibir a advocacia de filhos de magistrados em tribunais onde papai é juiz, desembargador ou ministro. Só nos tribunais superiores, em Brasília, há cerca de 500 ações cujos advogados são filhos de ministros

O Supremo Tribunal Federal acaba de tomar uma decisão histórica para a moralização dos usos e costumes públicos. Na quarta-feira 20 de agosto, o Supremo proibiu a contratação de parentes até o terceiro grau, sem concurso, em todos os três poderes. O ataque frontal ao nepotismo merece aplausos. Ainda mais quando lembramos que nosso Estado está constituído em cima de uma base de 500 anos de patrimonialismo, descarado, arraigado. Mas o ato é inclompleto.

A justiça brasileira está virando uma grande família. Virou hábito jovens advogados pegarem causas que correm justamente nos tribunais onde o pai é magistrado. Isso ocorre em todos os Estados, em todas as instâncias. Incluindo os tribunais superiores. Neste exato momento, por exemplo, só no Supremo e no Tribunal Superior de Justiça, STJ, há cerca de 500 causas defendidas por escritórios nos quais trabalham o filho de algum ministro.

(Um amigo procurador da República acaba de me telefonar. Conto-lhe sobre o que estou escrevendo neste instante. Ele rebate informando que o assunto é explosivo. Relata que na véspera uma advogada amiga dele tentava falar com um ministro do Supremo sobre uma grande causa que será julgada na próxima semana. Segundo ela, três filhos de ministros ou ex-ministros passaram à sua frente. Foram atendidos na hora. Ela teve que aguardar três horas)

É ilegal? Esses rapazes precisam ganhar o próprio pão? Ora, o nepotismo também não era ilegal até a semana passada?

PARA LER COMPLETO, CLIQUE NO LINK:

http://www.jornalismo.com.br/studart/nepotismo-falta-proibir-a-advocacia-filhos-de-magistrados-em-tribunais-do-papai/post_view?portal_status_message=Changes%20saved.