Translate

segunda-feira, 23 de abril de 2007

Memória curta não é privilégio do povo

RELEMBRANDO
O Chefe, por Ivo Patarra



Pagina 368

Para a Polícia Federal, foi Hamilton Lacerda quem levou o dinheiro
apreendido ao Hotel Ibis Congonhas. Ele foi filmado por câmeras de segurança no saguão do hotel, um dia antes das prisões. Portava uma mala. As imagens não deixam dúvidas: o homem com cabelos grisalhos, tenso, entra no lobby do hotel por volta das 8 horas da manhã. Nas mãos de Hamilton Lacerda, a mala preta de viagem, com a alça em volta do ombro esquerdo – para ninguém roubar a preciosa carga. Ele está acompanhado de Gedimar Passos. Os dois pegam o elevador. As câmeras também o filmam andando pelo corredor onde fica o quarto em que Gedimar Passos está hospedado. Hamilton Lacerda entra no quarto. Sai em seguida. Sem a mala.
Mais tarde, Gedimar Passos é filmado com a mesma mala, caminhando em
direção ao restaurante do hotel. Foi fazer uma refeição, mas preferiu não deixar a mala no quarto. Na madrugada do dia 15, horas antes das prisões, Hamilton Lacerda volta ao Ibis Congonhas. Desta vez, porta uma maleta e uma sacola plástica. Vai embora pouco depois. Sem a sacola. Para a Polícia Federal, ele foi levar uma segunda remessa de dinheiro ao hotel. O R$ 1,7 milhão não cabia apenas em uma mala.
Trecho do depoimento de Hamilton Lacerda à Polícia Federal: “O
declarante informa que, provavelmente na última semana de agosto, foi contatado por Jorge Lorenzetti e Expedito Veloso, afirmando que existiam documentos em Cuiabá relacionados à ‘máfia dos sanguessugas’ e que poderiam ser utilizados na campanha em desfavor dos candidatos do PSDB, caso fossem verdadeiros; que o material existente teria um reflexo negativo na campanha nacional e estaduais onde concorresse o PSDB.”

Ou seja, a campanha de Lula seria diretamente beneficiada pela operação.
Quando as fotografias da montanha de dinheiro apreendida no hotel apareceram nos jornais, o PT tentou impedir a divulgação das imagens nos programas eleitorais. Não conseguiu.
Em entrevista ao jornal O Globo, Lula é questionado se perguntou aos
envolvidos no escândalo, quase todos ligados historicamente a ele e ao PT, sobre quem teve a idéia de comprar o dossiê e qual a origem do dinheiro. Resposta do presidente:
- Não perguntei nem perguntarei.
Tradução: Lula não sabia de nada, como sempre, nem se interessou em saber.
Mais uma vez, porém, era o beneficiário direto de um esquema de corrupção.
Para o presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), não há dúvida:
- A origem do dinheiro é criminosa.
De acordo com Biscaia, os petistas envolvidos na compra do dossiê “não
eram peixes pequenos”. Diz Biscaia, fazendo alusão ao escândalo do mensalão:
- Antigamente, no PT, o cara dava uma entrevista e, por aquela entrevista, sofria comissão de ética no partido. Hoje o cara é acusado de desvio de recurso e fica por isso mesmo.

Lula foi reeleito presidente do Brasil.

Livro distribuido por download em:

©2006 Ivo PatarraEste livro é distribuído pela licença Creative Commonshttp://www.escandalodomensalao.com.br/