Translate

sábado, 14 de julho de 2012

AP - Ação Popular Marxista Leninista do Brasil - APML


Cláudio Fonteles é um dos membros da Comissão
da Verdade. Carioca, nasceu em 1946..Reside em Brasília.
É Católico.Ingressou no Ministério Público em 1973.
 Exerceu o cargo de Procurador-Geral da República de 2003
a 2005, no governo Lula. Atuou politicamente como secun-
darista e universi
tário, tendo sido membro da AP - Ação
Popular-, movimento estudantil ligado à esquerda cató-
lica que comandou a UNE  na década de 60.
Fonte: 
http://www.pgr.mpf.gov.br/conheca-o-mpf/
procurador-geral-da-republica/galeria/biografia
-de-claudio-fonteles
Contribuição para a Comissão da Verdade
Por Maria Joseita Silva Brilhante Ustra 14/07/2012
Responsável pelo site 
www.averdadesufocada.com

A APML embora propalando a fantasiosa estratégia de guerra popular, através da tática baseada na unificação política dos assalariados, foi uma das mais nocivas organizações subversivas atuantes no país.
Desde o início, a APML  foi formada por um grupo de católicos impedidos de exercer atividades políticas no seu meio, que se agrupou e se estruturou dentro de novas concepções. Despertados pelo ideal da “Revolução Brasileira”, organizaram um novo grupo, que contava, em sua grande maioria, com universitários, intelectuais e artistas. Entre esses radicais,  um ramo era  da linha protestante. Um dos seus líderes foi Paulo Stuart Wright. Esse grupo, sempre caminhando para a esquerda, orientando-se pela linha chinesa e cada vez mais se aproximando do PCdoB, tornou-se dia a dia mais radical.
Em janeiro de 1962 , em São Paulo, foi criado o grupo de Ação Popular. Em junho desse mesmo ano,em Belo Horizonte, foi aprovado um documento alterando o nome da organização para Ação Popular , sendo eleita sua Coordenação Nacional
Em fevereiro de 1963 foi realizado o I Congresso da AP, considerado oficialmente como o seu Congresso de Fundação. Seus principais fundadores, na maioria líderes estudantis, foram: Herbert José de Souza (Betinho); Aldo Arantes; Luís Alberto Gomes de Souza; Haroldo Borges Rodrigues Lima; Cosme Alves Neto; Duarte Pereira; Péricles Santos de Souza; Vinícius Caldeira Brandt; Jair de Sá; e José Serra. Antes de 1964 já circulava o jornal Ação Popular, porta-voz das idéias revolucionárias do movimento.Todos teriam papel de destaque nos atos de subversão e violência no período pós Contra-Revolução de 1964.
A Ação Popular (AP), desde os anos 60, controlava 65% dos diretórios acadêmicos. A partir de 1961, elegera, sucessivamente, Aldo Arantes, Vinícius Caldeira Brandt e José Serra para presidentes da UNE, apoiada pelo PORT e pelo PCB. Preparavam a juventude para a "Revolução Brasileira".
Após a Contra-Revolução, recursos continuavam vindo de Moscou e repassados à UNE. Apesar da clandestinidade, grupos de estudantes, militantes profissionais, atuavam junto às massas, ministrando cursos em que distribuíam leituras altamente subversivas. A influência de Che Guevara, Fidel Castro e sua revolução era cada vez maior no meio estudantil. Alguns fugiram  e do exterior continuavam a atuar no Brasil, por meio de "pombos-correios".
Seus dirigentes, em maioria,  preparados na Academia Militar de Pequim, em nenhum momento deixaram de buscar formas de agitação e propaganda dos mais variados tipos, visando provocar a substituição do regime brasileiro por outro de molde comunista. 
Suas vinculações com organizações semelhantes, no Brasil e no exterior, já eram bastante conhecidas. Registrava-se inclusive a presença de seu Secretário político no Chile, onde participou do planejamento global de movimentos maoistas para a América do Sul.
Registram-se, também, conferências de elemento dirigente de organização chilena, realizadas  em São Paulo.
A mobilidade de seus "quadros" e militantes, como também o seu número sempre crescente, de novos adeptos foi fator preponderante no tipo cuidadoso de combate que lhe é oferecido. 
Suas divisões políticas internas  eram tantas que realizavam  ações radicalizadas, a fim de buscarem, indiretamente, um comando mais fácil e imediato sobre seus partidários, militantes ou não, que se encontravam em fase de "ampliação" ou "redefinição".
Foi a organização que praticamente iniciou as ações terroristas no Brasil, em 1966 com o  atentado a bomba no Aeroporto de Guararapes , em Recife, ato considerado como o início da luta armada.  
Consideradas as teses da "solidariedade revolucionária latino-americana" e mais o que apregoavam em termos de princípios da revolução proletária mundial, a AP obtinha apoio financeiro de outras origens que não somente a chinesa. 
As razões maiores da corrente que apregoava a "Guerra Popular Ativa e Imediata", ao mesmo tempo em  que a "unificação" com o PCdoB, podem ter sido motivadas pelo estágio de preparação para-militar desenvolvida pelo PCdoB. 
A AP tratou de instalação no Norte-Nordeste de "áreas" semelhantes às do PCdoB. Dentro de seu "Plano de Prioridades", cujos detalhes foram considerados como os grandes segredos da organização - foram estabelecidas duas "áreas" de localização destinadas ao trabalho exclusivo do "Movimento Camponês".
Membros dirigentes da APML
Aldo de Souza Arantes - GO
Euler Ivo Vieira - GO - 
 Curso na Academia Militar de Pequim
Duarto Brasil do Lago Pacheco  Pereira - BA
Haroldo Rodrigues Lima - BA
Herbert José de Souza  - MG -  Contatos na Russia, Cuba e China                                                                                                    
Jair Ferreira de Sá - MG -  Curso na Academia Militar de Pequim
João Batista Franco Drumond - MG
José Fidelis Augusto Sarno - BA -  Contatos frequentes em Cuba  - Delegado do Brasil na Organização Continental Latino-americana de Estudantes - OCLAE,com sede em Cuba 
José Luiz Moreira Guedes - MG
José Milton Ferreira de Almeida - BA
José Renato Rabelo -   Curso na Academia Militar de Pequim
Manoel Conceição Santos - MA -  Curso na Academia Militar de Pequim
Maria José Jaime - GO -  Curso na Academia Militar de Pequim
Paulo Stwart Wright - SC -   Cursos em Cuba e na Academia Militar de Pequim
Pericles Santos de Souza - BA -
Rogério Lustosa - MG
Ronald Cavalcanti Freitas -   Curso na Academia Militar de Pequim
Raul Soares Frazão - MA -     Curso na Academia Militar de Pequim