Translate

segunda-feira, 22 de agosto de 2011


PT teme carimbo de corrupto sobre governo Lula


A queda de quatro ministros herdados por Dilma Rousseff (Antonio Palocci – PT, Alfredo Nascimento – PR, Nelson Jobim – PMDB e Wagner Rossi – PMDB) do governo Lula está causando desconforto no PT. Segundo reportagem do Estadão, dirigentes do partido, parlamentares e ministros temem que a chamada faxina na Esplanada acabe carimbando a gestão anterior como corrupta.
Em conversas a portas fechadas, petistas criticam o estilo de Dilma, a “descoordenação” na seara política e o que chamam de “jeito duro” da presidente. Uma das frases mais ouvidas nessas rodas é: “Temos de defender o nosso projeto e o Lula.” Mesmo os que não defendem abertamente a volta de Lula na eleição de 2014 dizem que Dilma está comprando brigas em todas as frentes – do Congresso ao movimento sindical -, sem perceber que, com sua atitude, alimenta o “insaciável leão” do noticiário e incentiva o tiroteio entre aliados.
Na avaliação de petistas, o poderoso PMDB – que na quarta-feira, 17, perdeu o ministro da Agricultura, Wagner Rossi – não é confiável e acabará dando o troco a qualquer momento.
Esse papo está parecendo coisa de patrão que coloca a culpa da sujeira na faxineira. De acordo com oEstadão, 12 parlamentares do PT conversaram com as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais) há dez dias e disseram que o governo Dilma ia se isolar no Congresso. Um deles afirmou: “O problema é a próxima crise”. Para evitar isso, uma dica simples: se não sujar, não precisa limpar.
Liuca Yonaha