Translate

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Estudo do BC revela economia estacionada desde março

Por Fernando Nakagawa, Agencia Estado, Atualizado: 11/8/2010 20:10
A economia está praticamente estagnada desde março. Estudo divulgado hoje pelo Banco Central mostra que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) não se alterou e, nesse período, ficou estacionado na casa dos 139 pontos. O índice, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve leve expansão de 0,02% em junho ante o mês anterior, para 139,26 pontos. Em maio, o índice revisado caiu 0,06%, na primeira retração desde dezembro de 2008 na fase aguda da crise financeira.
O levantamento confirma a percepção do próprio BC de que o ritmo da economia é outro em relação ao do início do ano. Entre janeiro do ano passado e abril deste ano, por 16 meses seguidos, a atividade econômica teve expansão ininterrupta. A taxa média de crescimento nesse período ficou em 0,81%. Em vários meses, inclusive, superou a 1%, como em março deste ano, quando o indicador aumentou 1,16% e atingiu o patamar de 139 pontos.
O quadro exibido pelo Banco Central mostra que desde março, a velocidade da atividade econômica é diferente. Em abril, o ritmo dessa expansão caiu para 0,23%. E, em seguida, registrou a leve queda em maio. "O comportamento recente do índice caminha para a estagnação e ampara a decisão do BC de reduzir o ritmo do aumento do juro em julho", afirma o superintendente do Banco Banif, Rodrigo Trotta. Para ele, os dados consolidaram a percepção do mercado de que o ciclo de aumento da taxa Selic deverá ter, no máximo, mais uma alta de 0,25 ponto em setembro. Ele, porém, arrisca que já há indicadores que sustentariam a manutenção do juro na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).