Translate

domingo, 2 de outubro de 2011

O Grande Erro dos Militares em 1964...

Eu estava, sexta-feira passada, na sede da Academia Alagoana de Letras, durante o velório no qual pranteávamos o falecimento do confrade Ib Gato Falcão e contava a um grupo de amigos que ele gostava de me chamar de general, em tom de brincadeira, pensando que a promoção me agradava.

Nesta ocasião, um jornalista que fazia a cobertura do velório dirigiu-se a mim e comentou: Professor, tenho acompanhado a sua vida literária e nunca soube que o senhor pertence ao Exército. Aproveitando a oportunidade e porque o acho perfeitamente integrado à vida civil, desejo saber como o senhor vê a Revolução de 1964.
Pergunta inoportuna, mas se para ela eu não desse resposta, poderia, o meu silêncio, ser interpretado como uma fuga para evitar uma opinião contrária.

Resolvi encarar o curioso e respondi: Da Revolução eu acho que foi uma aventura apressada de uma camarilha que desejava entregar o nosso Brasil nos braços de uma ditadura comunista. Porém, da Contra Revolução que ela ensejou, acho que foi uma atitude acertada do Exército, atendendo ao clamor popular.

- Mas a Contra Revolução instalou uma ditadura militar que permaneceu por mais de vinte anos, ponderou ele.
- Chamam de ditadura um governo democrata que manteve a autonomia dos três poderes; que manteve o processo eleitoral funcionando; que respeitou os direitos individuais de todas as pessoas de bem; que prendeu bandidos e delinquentes que se escondiam atrás de um falso idealismo, onde o individualismo interesseiro predominava; que mais trabalhou, comparando-se as suas atividades com as de todos os governos que o antecederam.

- Mais só uma pergunta, coronel... (o modo decidido e firme com o qual eu dava as respostas já estava fazendo com que ele colocasse os pontos nos is)..., em sua opinião a Contra Revolução cometeu erros?

- Cometeu um só, o de não ter feito com o bando de assassinos, ladrões de bancos e de carga de caminhões, sequestradores iguais aos que, hoje, atormentam a nossa população, o mesmo que Fidel Castro fez em Cuba - e que eles tanto aplaudem: eliminação sumária.

Só assim estaríamos livres dessa horda de ladrões que, comprando a democracia, situaram-se no poder; invadem e saqueiam o erário; se auto premiam com indenizações bilionárias por prejuízos morais inexistentes; incentivam o enriquecimento ilícito e, o que é pior, estão pelo mau exemplo, promovendo o esfacelamento da ética e da moral na sociedade.

SONHO
Dizem que a força do pensamento pode realizar milagres...

.Cassiano Escobar - Sociólogo