Translate

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

A cada dia uma provocação - Até quando ?

Quarta-feira, Fevereiro 14, 2007

Militares condenam “golpe branco” e “revanchismo” com indicação de mulher petista de general para o STM

Edição de Quarta-feira do Alerta Total http://alertatotal.blogspot.com/

Por Jorge Serrão

Membros do Alto Comando do Exército, Marinha e Aeronáutica continuam criticando, nos intra-muros dos quartéis-generais, que não vão aceitar a estratégia de membros do Partido dos Trabalhadores, orientados ideologicamente pelo Foro de São Paulo, para aplicar um “golpe branco”, reduzir o papel das Forças Armadas (através do desinvestimento) e promover ações revanchistas contra os militares na América Latina.

Os militares não vêm com bons olhos a indicação, para o Superior Tribunal Militar, da Procuradora da República e ex-advogada do PT (ao qual é filiada) Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha. A primeira mulher indicada para o cargo de ministra do STM, nos 198 anos de existência daquela Corte, é casada com o General Romeu Costa Ribeiro Bastos, que é Secretário de Administração da Presidência da República. O casal, que desfruta de intimidade de Lula-Marisa e do poderoso José Dirceu, é considerado uma “eminência parda” no governo.

Romeu Costa Ribeiro Bastos e Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha também são professores da UniCEUB. Ambos irritam os militares com seu artigo acadêmico Os Militares e a Ordem Constitucional Republicana: de 1898 a 1964”. No texto, o general e a futura ministra petista do STM avaliam o papel dos militares na ordem constitucional brasileira, durante o período compreendido entre a proclamação da República e o golpe de 1964. O trabalho analisa “as inúmeras fases de irrendentismo e revoltas militaresocorridas ao longo do processo histórico, bem como a ação intervencionista das Forças Armadas, que sempre atuaram institucionalmente como árbitros - legais ou supra legais - entre as elites econômicas, sociais e políticas no interior do Estado Nacional”.

Militares avaliam que a intenção do PT “aparelhar” o STM atende a um objetivo estratégico do Foro de São Paulo, em sua ação contra os militares. Com Maria Elisabeth no STM, os petistas pensam em uma “blindagem” contra eventuais protestos ou atitudes dos militares contra o governo. A tática seria investir na exumação de processos do tempo da “ditadura”. Um dos bodes expiatórios seria o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, que comandou o DOI-CODI, e que já responde a um processo civil armado por petistas e ex-integrantes do PC do B.

Os derrotados pelos militares nas décadaa de 60/70, que agora estão no poder, querem que tal ação judicial se desdobre em um processo também no STM, “tão logo haja condições políticas para isto”. Nos bastidores, os militares já advertiram que não vão aceitar o “justiçamento” (termo empregado pelos membros da luta armada na década de 60/70 para justificar a pena de morte sumária imposta aos seus inimigos (no caso, as Forças Armadas) ou aos “traidores da causa” (no caso, companheiros de luta que discordassem da orientação da cúpula revolucionária).


A indicação de Maria Elisabeth será avaliada hoje pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado, presidida por Antônio Carlos Magalhães.

General Melancia

Nos bastidores do poder militar, o General Romeu Bastos é considerado um dos “generais melancia” do governo Lula.

A alusão humorística à fruta é porque o militar tem a casca verde-oliva do Exército por fora, mas tem a cor da ideologia petista por dentro.

Os militares recomendam a leitura atenta do texto acadêmico do professor Bastos e sua esposa:

http://www.mestrado.uniceub.br/revistamestrado/pdf/Artigo%20Romeu%20Costa%20e%20Maria%20Elizabeth.pdf