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terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Esquema Dilma na privatização dos aeroportos





*EM PRIMEIRO LUGAR NA REDE*

Dilma deve ficar com Viracopos para ajudar sua campanha presidencial
Post do Blog

Publiquei ontem um post sobre a privatização do Galeão e de Viracopos
com o título:

"Afinal, Dilma é mesmo ex-assaltante de banco?"

Acabo de confirmar. Um grupo suíço deve ficar com o Galeão e uma empreiteira nacional com Viracopos. Por trás, a nova versão do financiamento público da campanha presidencial.

O esquema é o seguinte:

1) Lula decidiu privatizar a maior parte dos aeroportos lucrativos.
Não há nada de ideológico nisso. Por trás, novos negócios para ajudar a financiar a campanha presidencial.

2) A estatal Infraero, que atualmente cuida dos aeroportos, vai ficar apenas com os aeroportos de fronteira e os que dão prejuízo. Mas agora com a determinação de dar um jeito de fazer os aeroportos saírem do vermelho. Tarefa muito difícil à estatal, que há muito virou um antro de esquemas cinzentos.

3) O grupo suíço Dufry, que em 2006 comprou da brasileira Brasif as operações de free-shopping no Brasil, já propôs a Lula, através de uma pessoa próxima, comprar todos os aeroportos brasileiros. "Isso dá impeachment' , teria dito Lula".

4) O grupo suíço, que administra mais de 400 lojas de dutty-free em 35 países, então se acertou com o governador do Rio, Sérgio Cabral, para comprar o Aeroporto do Galeão. Desde o final do ano passado Cabral vem azucrinando o aliado Lula para privatizar o Galeão. E vem defendendo nos bastidores os suíços da Dufry.

5) Dias atrás Lula e Cabral bateram o martelo. O Galeão será privatizado e provavelmente entregue aos suíço. "Tudo bem", teria dito Lula, "mas isso aí é informal".

6) O presidente advertiu o governador que o caminho é complexo. A Medida Provisória da privatização terá que ser aprovada pelo Congresso Nacional. E a PPP do Galeão será que passar pela Assembléia Legislativa do Rio. Ademais, os suíços terão que se entender com alguma das grandes empreiteiras brasileiras, que terá que estar, necessariamente, à frente do negócio. Pelo menos publicamente à frente do negócio. No caso do Galeão, caminha para que a Dufry feche um
consórcio com a Odebrecht.

7) Lula vai aproveitar e privatizar também o aeroporto de Viracopos, Campinas. Nesse caso, é para ajudar a financiar a campanha presidencial de Dilma Roussef. Deve ser entregue à Andrade Gutierrez.
Viracopos é uma das jóias da coroa do Estado brasileiro. Movimenta 50 milhões de dólares em importações por dia, quase o mesmo que o Porto de Santos.
É altamente lucrativo e bem administrado. Por isso a idéia é ajudar algum aliado a conquistá-lo. (Lembra que a ex-chefa da ANAC foi acusada de tentar isto?)

8) Aécio Neves, governador de Minas, também exigiu de Lula a privatização de seus aeroportos. Lula concordou. Em troca, quer que Aécio seja um aliado informal na campanha presidencial. Ou que enfrente José Serra para enfraquecê-lo. Ou que faça corpo mole. Ou que não faça oposição forte a Dilma. Lá na frente Lula vai cobrar a fatura. Por enquanto, ficou acertado que Lula vai privatizar os aeroportos de Confins, em BH, Juiz de Fora e Uberlândia. O da Pampulha vai continuar com a Infraero. Não dá lucro, hoje só opera com jatinhos. Além disso, Aécio sempre poderá alegar que defendeu um patrimônio histórico mineiro, construído por JK.

A MATÉRIA COMPLETA está aqui:

http://www.jornalis mo.com.br/ studart/o- esquema-dilma- na-privatizacao- dos-aeroportos/ post_view? portal_status_ messageChanges% 20saved.

(Seria, isto, FALTA DE ESCRÚPULOS?)
(Vamos ver em que vai dar.)