Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Comentário da semana Gelio Fregapani 84- 03JAN2011

Assuntos:  Novo governo, e, “Enquanto isto”...

Novo Governo
Escolhida por Lula e pelos brasileiros para dirigir, nos próximos quatro anos, um Brasil em crescimento, uma mulher conduzirá, se for feliz, a consolidação do País como nova potência mundial.
Num quadro econômico avassalador, que faz tremer os artificiais fundamentos financeiros do primeiro mundo caracterizado pelo excesso de moedas sem lastro, a ameaça de escassez de recursos naturais somada ao aumento no consumo global de alimentos e a temida instabilidade climática prenuncia terríveis instabilidades com ameaças de guerras por recursos naturais.
. Em meio à instabilidade geral, o Brasil será uma das grandes potências emergentes se estiver unido e forte para enfrentar as pressões externas. Tem quase tudo que necessita para isso, inclusive o petróleo do pré-sal. e uma fabulosa capacidade de expansão agrícola, com os quais pode financiar sua definitiva decolagem industrial, e conta com uma população esperançosa e trabalhadora.
Sabemos que isto não basta: será preciso um governo firme e comprometido com os objetivos nacionais e a força militar para sustentar a resistência às pressões que virão. Isto significa no mínimo ter capacidade de dissuadir aventuras.
 Dilma terá pela frente um dos anos mais difíceis para o conjunto do mundo e também internamente, e, além de coragem, será necessário uma inteligência e um equilíbrio muito especiais para harmonizar os antagonismos internos.
Todos os que acompanham as conjunturas nacionais e internacionais sabem que as pressões externas já se esboçam, mas que no momento o esforço principal é para nos desunir aproveitando-se de contradições existentes em todos os grupos humanos. Assim, joga-se uma etnia contra a outra, pobres contra ricos, jovens contra velhos. Procura-se dividir o território com imensas reservas indígenas e impossíveis regiões quilombolas abrangendo cidades inteiras; acovarda-se o povo desarmando as pessoas de bem enquanto se incentiva a não reação, ou seja a rendição mesmo antes de verificar se haveria condição de enfrentar.
As leis erradas discriminalizam o uso de tóxicos, protegendo o único elo fraco da maldita corrente que destrói os nossos jovens sem necessidade de guerra; o ateísmo militante quebra a nossa estrutura cultural pela destruição da religião cristã, e dá para observar que é uma manobra psicológica pois o ateu em princípio não se importa com a crença dos outros. Com o ambientalismo militante procura-se, se não impedir, pelo menos frear o progresso.”
As táticas para nos desagregar vem desde a inspiração neo liberal de incentivo ao hedonismo, ao consumo e ao desperdício, à inspiração comunista tipo “Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual” e “Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes”,  do famoso catálogo de Lênin, mas a pior parte refere-se aos grupos da esquerda e direita que ainda pensam em termos de Guerra Fria. Naturalmente antagônicos, esses grupos são estimulados pelo revanchismo de poucas pessoas, mas que tiveram palanque no governo Lula (Tarso Genro, Vannuchi, Tomaz bastos por ex.). Se Dilma conseguir controlá-los terá dado um significativo passo para a reconciliação.
No discurso do Planalto Dilma falou o que os patriotas mais pragmáticos queriam ouvir.  Sabemos que haverá problemas e enganos, mas enquanto mantivermos a esperança, o melhor é ajudá-la a cumprir os propósitos que manifestou.
Como disse Caxias: “ Maldição a quem recordar de nossas dissensões passadas. Unemo-nos e marchemos ombro a ombro e não peito a peito, em defesa da Pátria, que é nossa mãe comum”
Ainda não sabemos até que ponto irão as pressões para nos tomar os recursos naturais que Deus colocou em nosso território, nem como poderemos enfrentá-las eficazmente, mas é certo que o primeiro passo será a união interna.

“Enquanto isto”:
1 – A China está trabalhando em um míssil balístico destinado a destruir porta-aviões. Tendo sucesso altera a correlação de forças já que a estrutura de intervenção militar norte-americana se baseia atualmente no poder dessas belonaves
2 –Hugo Chávez  combinou com o Iran a construção de misses na Venezuela. Os mísseis não terão alcance para atingir o território estadunidense, mas são eficazes contra tropas invasoras.
3 – As indústrias nacionais que investiram em inovações no material bélico estão ameaçando se transferir para os países vizinhos por causa das incríveis restrições burocráticas da legislação atual. Os escalões intermediários do órgão responsável pelos produtos controlados no Exército (DFPC) parece não ter noção de que isto significa para a segurança nacional, tal os empecilhos que coloca a qualquer inovação no armamento
4 –A Lei, no momento, descriminaliza quem usa tóxicos e criminaliza quem tem arma para se defender deles. Está na hora de mudar.
5 – O TJ de S.Paulo decide não punir aos vândalos que destruíram fazendas em 2009. Certamente provocará mais ações  semelhantes. Defender-se é proibido.
6 – Até quando? -  O Ibama recusa a licença ambiental , retardando ainda mais a construção da hidrelétrica de Belo Monte
7 - A substituta da agente Dorothy já se naturalizou. Erwin Kräutler, Bispo estrangeiro, receberá "Nobel Alternativo" por criar problemas no Brasil. Um deles: Belo Monte.
8 – O retardo na construção da linha de transmissão das usinas hidrelétricas do rio Madeira, em Rondônia, teria sido causada pela demora em conseguir a licença ambiental do Ibama, que a segurou como seu costume, causando prejuízos  , como sempre, por inspiração dos movimentos ambientalistas estrangeiros.
9 - Tiririca foi o deputado mais votado. É claro que foi protesto, mas..
10 - A partir de 2013 o Brasil terá pelo menos mais 7,7 mil vereadores (de 51.992 para 59.708), segundo cálculos da Confederação Nacional dos Municípios O peso para os cofres públicos aumentará em mais de R$ 2 bilhões por ano.
11- Em seu último ato, Lula decide “anistiar” o Battisti, enquanto seu ministro Vannuchi insistia que a anistia não vale (para os inimigos dele)
12 – Alem da acentuada desindustrialização, prossegue a desnacionalização de empresas, bancos usinas terras estradas....
13 – Os ataques de radicais islâmicos á igrejas cristãs podem dar motivo para uma nova cruzada. Será?
14 – O PMDB já iniciou a pressão por mais cargos

Que Deus guarde a todos nós
Gelio Fregapani