Translate

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

RENAN NÃO - CHEGA DE CORRUPTO


30/01/2013
 às 20:03

Rumo a 160 mil assinaturas contra Renan na Presidência do Senado

Impressionante a velocidade em que avançam as adesões à petição de repúdio à recondução de Renan Calheiros (PMDB-AL) à presidência do Senado. Para aderir, cliquaqui.
Às 17h38, quando publiquei uma nota a respeito, havia 119.697 adesões. Agora, enquanto escrevo, já são mais de 142 mil. Se o ritmo for mantido, no fim do dia, às 23h59, haverá mais de 160 mil assinaturas.
Por Reinaldo Azevedo

NOTA DE RESERVATIVA:   ASSINEI O MANIFESTO A POUCO, JÁ PASSA DE 170 MIL
EM VELOCIDADE DE 3 ASSINATURAS POR SEGUNDO.

BRASIL ACIMA DE TUDO

VOTE

http://www.avaaz.org/po/ficha_limpa_no_senado_renan_nao/?ccQpqbb

NEM CONTRA, NEM A FAVOR, - MUITO PELO CONTRÁRIO


UTILIDADE PÚBLICA
Meu Tio Tonico
PARA meus amigos aposentados, pensionistas ou apenas em posição de descanso, leiam com atenção, meditem e apliquem se acharem conveniente


Meu tio Tonico estava bem de saúde, até que sua esposa, minha tia Marocas, a pedido de sua filha, minha prima Totinha,

disse:

-Tonico, você vai fazer 70 anos, está na hora de fazer um check-up com o médico.

- Para quê, estou me sentindo muito bem!

-Porque a prevenção deve ser feito agora, quando você ainda se sente jovem, disse minha tia.

Então meu tio Tonico foi ver um médico. O médico, sabiamente, mandou-o fazer testes e análises de tudo o que poderia ser feito e que o plano de saúde cobrisse.

Duas semanas mais tarde, o médico disse que os resultados estavam muito bons, mas tinha algumas coisas que podiam melhorar. Então receitou:

Comprimidos Atorvastatina para o colesterol

Losartan para o coração e hipertensão,

Metformina para evitar diabetes,

Polivitaminas para aumentar as defesas.

Norvastatina para a pressão,

Desloratadina em alergia.

Como eram muitos medicamentos, tinha que proteger o estômago, então ele indicou Omeprazol e um diurético para os inchaços.

Meu tio Tonico foi à farmácia e gastou boa parte da sua aposentadoria em várias caixas requintadas de cores sortidas.

Nessas alturas, como ele não conseguia se lembrar se os comprimidos verdes para a alergia deviam ser tomadas antes ou depois das cápsulas para o estômago e se devia tomar as amarelas para o coração antes ou depois das refeições, voltou ao médico. Este lhe deu uma caixinha com várias divisões, mas achou que titio estava tenso e algo contrariado. Receitou-lhe, então, 
Alprazolam e Sucedal para dormir.
Naquela tarde, quando ele entrou na farmácia com as receitas, o farmacêutico e seus funcionários fizeram uma fila dupla para ele passar através do meio, enquanto eles aplaudiam.

Meu tio, em vez de melhorar, foi piorando.

Ele tinha todos os remédios num armário da cozinha e quase já não saia mais de casa, porque passava praticamente todo o dia a tomar as pílulas.

Dias depois, o laboratório fabricante de vários dos remédios que ele usava, deu-lhe um cartão de “Cliente Preferencial”, um termômetro, um frasco estéril para análise de urina e lápis com o logotipo da farmácia.

Meu tio deu azar e pegou um resfriado. Minha tia Marocas, como de costume, fez ele ir para a cama, mas, desta vez, além do chá com mel, chamou também o médico.

Ele disse que não era nada, mas prescreveu Tapsin para tomar durante o dia e Sanigrip com Efedrina para tomar à noite. Como estava com uma pequena taquicardia, receitou Atenolol e um antibiótico, 1 g de Amoxicilina. A cada 12 horas, durante 10 días. Apareceram fungos e herpes, e ele receitou Fluconol com Zovirax.

Para piorar a situação, Tio Tonico começou a ler as bulas de todos os medicamentos que tomava, e ele ficou sabendo todas as contra-indicações, advertências, precauções, reações adversas, efeitos colaterais e interacções médicas.

Leu coisas terríveis. Não só poderia morrer mas poderia ter também arritmias ventriculares, sangramento anormal,
náuseas, hipertensão, insuficiência renal, paralisia, cólicas abdominais, alterações do estado mental e um monte de coisas terríveis.

Com medo de morrer, chamou o médico, que disse para não se preocupar com essas coisas, porque os laboratórios só colocavam para se isentar de culpa.

- Calma, seu Tonico, não fique aflito, disse médico, enquanto prescrevia uma nova receita com um antidepressivo Sertralina com Rivotril 100 mg. E como titio estava com dor nas articulações deu Diclofenac.

Nessa altura, sempre que o meu tio recebia a aposentadoria, ia direto para a farmácia, onde já tinha sido eleito cliente VIP.

Chegou um momento em que o dia do pobre do meu tio Tonico não tinha horas suficientes para tomar todas as pílulas, portanto, já não dormia, apesar das cápsulas para a insônia que haviam sido prescritas.
Ficou tão ruim que um dia, conforme já advertido nas bulas dos remédios, morreu.

No funeral tinha muita gente mas quem mais chorava era o farmaceutico.

Agora tia Marocas diz que felizmente mandou titio para o médico bem na hora, porque se não, com certeza, ele teria morrido antes.

Este e-mail é dedicado a todos os meus amigos, sejam eles médicos ou pacientes ..!
Qualquer semelhança com fatos reais será “pura coincidência”

Humildade e Reconhecimento

A cena da foto em anexo, onde o Presidente da República da maior potência mundial dança em  sua posse com uma Sargento e sua esposa com um Sargento, jamais aconteceria em nosso país...

Daí uma das razões que os EUA são uma grande nação, onde suas autoridades valorizam e reconhecem seus mais humildes soldados.
“É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar.”
(Barack Hussein Obama - USA)

“Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades.
(Benjamin Franklin).

   Ser militar no primeiro mundo é outra COISA.
   Esse é o país que a esquerdalha da américa latrina não consegue engolir.
   Esse é o pais cujos soldados devotam sua vida com orgulho.
   É nesse país que o soldado brasileiro gostaria de ter nascido.

   E não no exército dos  "Acomodados" capazes de trair a própria instituição, em prol de uma paz enganadora e de benesses que envergonham.

            José Conegundes Nascimento 
   

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

EMBAIXADA OU EMBAIXARIA (jn)












QUANDO FOR A FUNAFUTI NÃO ESQUEÇA DE VISITAR A  EMBAIXARIA
DO GATO LULA



Guierrilha do Araguaia, na versão do pai (jh)


Do editor
Não vou comentar sobre a Taís, a conheci bem pequena, não tenho nada de bom para falar sobre ela, principalmente depois que se transformou em " A contadora de estória".



Publicado em 28 Janeiro, 2013por liciomaciel
Guerrilha do Araguaia: uma Resposta a dona Taís
 Por   Carlos I.S. Azambuja  -em 28 de dezembro de 2004
© 2004 MidiaSemMascara.org     republicado no Blog do Lício  28 01 2013



Um site na Internet, www.guerrilhadoaraguaia.com.br, agora, 30 anos após os fatos, destina-se especificamente a glorificar de forma despropositada os guerrilheiros do Araguaia.
Em um dos artigos ali contidos – “A Guerrilha do Araguaia sob outro Prisma-, a jornalista e uma das responsáveis pelo site, Taís Morais que, por uma estranha coincidência é também jornalista do Correio Braziliense, jornal que recentemente num “furo de reportagem”, publicou algumas fotos de um padre, dando-o como sendo Vladimir Herzog, inventa uma pequena história dizendo ser “a verdade sobre a Guerrilha do Araguaia”.
Inicia o artigo referindo-se à tão sofrida, tão abandonada e tão torturada” (sic) população “da região do Bico do Papagaio”. Prossegue, escrevendo que “é claro que os sobreviventes da Guerrilha do Araguaia são heróis. Assim como os assassinados depois de presos. Os abatidos em porões da ditadura ou cruelmente assassinados nas ruas das metrópoles também têm seu valor. Quanto aos guerrilheiros mortos em combate, uma salva de palmas para eles (…) A juventude PC do B, impulsionada pela flama da paixão patriota, deve ter se orgulhado de tombar na luta pela melhoria de vida da população …”
Prossegue a dona Taís: “Numa luta armada com armas velhas e munição insuficiente para enfrentar um Exército que em vez de compreender as aspirações de liberdade (sic),executava a sangue frio o pequeno contingente disposto a brigar”.
Ao final, uma ode aos civis e militares que lutaram e morreram no Araguaia. “Homens que não escolheram ir para o Araguaia. Decidiram por eles”.
O que a dona Taís como jornalista não poderia deixar de saber e, sabendo, a ética profissional deveria tê-la impedido de enganar seus leitores:
Que não foi o Exército quem inventou a Guerrilha do Araguaia.
Que na década de 60 e início da de 70, a tática utilizada pelo modelo cubano de revolução em toda a América Latina consistia em utilizar um pequeno grupo de revolucionários dispostos ao sacrifício. Esses revolucionários obtinham armas, montavam um razoável sistema de abastecimento, de propaganda, sabotagem e recrutamento nas cidades e transformavam-se em um foco militar e político, um foco guerrilheiro, que deveria catalisar todas as rebeldias e ir crescendo de forma inexorável, até transformar-se em um exército popular, ganhar a população, derrotar o inimigo e empolgar o Poder. Ora, os fatos comprovam que essa tática revelou-se uma utopia e causou uma montanha de mortos.
Que o esquema chinês, que o Partido Comunista do Brasil tentou transferir para as selvas do Araguaia, consistia no cerco das cidades pelo campo através de uma guerra popular prolongada. Foi esse o modelo importado pelo PC do B, após mandar um grupo de militantes receber treinamento armado na Academia Militar de Pequim, ainda no governo João Goulart quando não existia nenhuma ditadura e nenhum governo militar. Esse grupo saiu do Brasil em 29 de março de 1964!
Que ao contrário do que escreveu a dona Taís, os guerrilheiros do Araguaia nunca conseguiram um real e efetivo apoio da rarefeita população da área em que se instalaram, constituída, em sua quase totalidade, por camponeses oriundos do Norte e do Nordeste do país, com quase nenhum grau de instrução, sem condições intelectuais, portanto, de absorver a sofisticada ideologia científica. Nesse sentido, em abril de 1972, 6 anos após a chegada dos primeiros guerrilheiros, egressos de Pequim à área estratégica, ainda não se sentiam seguros para iniciar o trabalho de cooptação ideológica dos moradores locais. Procuravam apenas buscar o reconhecimento da sofrida população através de precários atendimentos médicos e farmacêuticos.
A dona Taís deveria saber, e se sabe e não escreveu foi por absoluta ausência de ética, que em 1966, quando o núcleo da guerrilha chegou ao Araguaia ainda não haviam eclodido os distúrbios estudantis – que tiveram seu ápice no Maio francês e no Brasil em 1968 – e a guerrilha urbana estava ainda em seu estágio inicial, marcada pela bomba explodida no Aeroporto dos Guararapes, em 25 de julho de 1966.
Deveria saber que, na verdade, o senhor João Amazonas, dirigente máximo do PC do B desde que ele foi constituído e a senhora Elza Monerat, integrante do Comitê Central do partido, responsável pela tarefa de conduzir de São Paulo para o Araguaia os jovens militantes recrutados nas cidades – ambos já falecidos –, é que deveriam ter sido responsabilizados pelos familiares dos mortos na louca empreitada por eles imaginada, abandonados, pela direção do partido, à própria sorte, sem as mínimas condições de sobrevivência e de luta. Ambos desertaram em abril de 1972, no início da luta, refugiando-se em São Paulo e não mais voltando ao Araguaia.
Seguramente a dona Taís, estudiosa do assunto, não desconhece que de acordo com os manuais da doutrina científica o proletariado é que seria o coveiro do capitalismo. No entanto, dos guerrilheiros recrutados para o Araguaia, 44% eram estudantes universitários, 8% secundaristas, 16% profissionais liberais e 12% comerciários, bancários e outros. Ou seja, mais de 70% dos militantes engajados pelo partido na louca empreitada não eram operários, força motriz da revolução. Operários eram apenas 6%. Isso tem um significado: o fraquíssimo enraizamento do partido do proletariado nesse mesmo proletariado, considerada a categoria social básica para o êxito da luta revolucionária. Isso foi reconhecido pelo ex-guerrilheiro Jose Genoíno Neto em uma avaliação tornada pública em 1979 e também deveria ser cobrado, pelas famílias dos mortos, ao senhor João Amazonas.
Certamente a dona Taís, como jornalista que é, não desconhece que o senhor João Amazonas, em 16 de maio de 1996, ao prestar depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, distorceu os fatos, alegando que a luta foi desencadeada em favor dos oprimidos” que a guerrilha era uma “resposta do povo ao Ato Institucional nº 5 (de 13 de dezembro de 1968) (!) e que os militares “atuaram como bárbaros, violando a Convenção de Genebra”. Ao final de seu depoimento, João Amazonas, com desfaçatez, considerou o Araguaia uma grande experiência”.
Também a dona Taís certamente não deve ignorar que a Convenção de Genebra não se aplica a guerrilhas, bem como que as perguntas formuladas ao senhor João Amazonas, nessa Comissão, foram feitas pelos deputados Inácio Arruda, Socorro Gomes, Haroldo Lima, Aldo Arantes, Jandira Feghali, Aldo Rebelo, Sergio Miranda e Lindberg Farias, TODOS, na época, membros do partido por ele dirigido. Ou seja, foi montado um pequeno circo, tendo faltado apenas a lona!
A dona Taís deve também saber, embora não tenha escrito, que a guerrilha possuía leis próprias, como um Tribunal Revolucionário”, criado pela Comissão Militar” que dirigia a guerrilha, e que esse Tribunal(eludindo a Convenção de Genebra citada por João Amazonas) justiçoupelos menos dois integrantes da própria guerrilha (“Mundico” e “Paulo”) que ousaram pensar com a própria cabeça e imaginaram poder abandonar a guerrilha, bem como três habitantes da região, por suspeita de colaboração com as Forças da Ordem, considerados, portanto, segundo a cartilha imposta pelo senhor João Amazonas, “inimigos do povo”.
O “Regulamento da Justiça Militar Revolucionária” definia as penas” para as faltas consideradas graves dos guerrilheiros, bem como para os inimigos do povo” capturados.
Em verdade, os justiçamentossão abençoados por Frei Betto, que em um livro de sua autoria “Nos Bastidores do Socialismo”, página 404, escreveu: Quero deixar claro que admito a pena de morte em uma exceção: no decorrer da guerra de guerrilhas”.
A dona Taís certamente não deve também ignorar que toda uma série de crimes foi praticada pelos que se aventuraram na violência armada, na cidade e no campo. Livros recentemente escritos por militantes que sobreviveram revelam esses crimes. Não deve ignorar também, em suas pesquisas sobre o Araguaia, que o primeiro morto foi um militar.
É sim, verdade que, à vista disso, os militares envolvidos no combate à guerrilha, de moto próprio, seguiram à risca o que os Serviços de Inteligência de Israel fizeram após o massacre de Munique, em 1972, quando então a Primeira-Ministra de Israel, Golda Meir, ordenou matar os que mataram”.
Finalmente, a jornalista dona Taís talvez não saiba que os promotores da guerrilha, que desde o primeiro momento sabiam da relação dos mortos e desaparecidos na louca empreitada, NUNCA informaram aos familiares desses mortos e desaparecidos o destino de seus filhos e irmãos. Talvez também não saiba que a direção do PC do B, partido que agora integra o governo, NUNCA fez uma autocrítica da Guerrilha do Araguaia, como se nada houvesse acontecido e continua, através de determinada mídia, a atribuir a culpa pelas mortes, prisões e desaparecimentos à “repressão desencadeada pela ditadura militar”.
E mais: em 1982, em seu 6º Congresso, o PC do B, com o partido já depurado dos militantes que o abandonaram, atribuiu, cinicamente, a fragorosa derrota sofrida no Araguaia, a desacertos e insuficiências de natureza militar”,descartando suas responsabilidades, criticando o maoísmo e apontando a Albânia como único país que permanecia fiel ao socialismo.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O PIOR CEGO É O QUE FINGE QUE NÃO VÊ jn

Autor preservado
20:22 (2 horas atrás)
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif
já está acontecendo: Portaria 1.874-A, que vai colocar o PT nas
 Escolas Militares
Trata-se exatamente daquilo que eu venho dizendo desde a criação deste blog.
A mudança de  professores e matérias nas escolas de  formação de nossos oficiais. A petização dos oficiais.
A escolha de Celso Amorim, para a o ministério da Defesa foi muito bem feita, ele vai se
Entregar  com grande alegria à monumental tarefa: trazer as Forças Armadas para o ninho do PT.
Por que não sonhar que possa vir a ser o braço armado do Partido? A vitória completa.
Naturalmente para conseguir essa reviravolta inacreditável ele precisa, no mínimo, dos próximos
 8 anos de Lula na presidência, dar aos militares os equipamentos que eles querem e aumentar
 substancialmente os seus salários. Fácil assim. Quem viver verá. Se os velhos generais protestarem
 a resposta pode ser hitleriana: “Podem discordar, os vossos filhos já são nossos”.
Vou grifar em vermelho alguns trechos que não deixam dúvidas quanto ao objetivo do PT.
MINISTÉRIO DA DEFESA
PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 1.874-A, DE 8 DE JULHO DE 2011.
Constitui Grupo de Trabalho Interministerial com o objetivo de analisar os currículos dos 
cursos de formação de oficiais e apresentar proposta de aperfeiçoamento das seguintes Instituições Militares de Ensino Superior das Forças Armadas Brasileiras:
Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea.
O MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA, INTERINO E O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA
 SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATÉGICOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA,
no uso de suas atribuições que lhes conferem o inciso I do parágrafo único do art. 87 da 
Constituição e do inciso XI do art. 1º do Anexo I do Decreto no 7.364, de 23 de novembro de 2010,
 tendo em vista o disposto no art. 83 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, alterada pela
 Lei nº 12.061, de 27 de outubro de 2009, e considerando os termos da Lei nº 11.279, de 9 de
 fevereiro de 2006, regulamentada pelo Decreto nº 6.883, 25 de junho de 2009, da Lei nº 9.786, 
de 8 de fevereiro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 3.182, de 23 de setembro de 1999,
 e da Lei no 7.549, de 11 de dezembro de 1986, regulamentada pelo Decreto nº 1.838, de 20
 de março de 1996, resolvem:
Art. 1º Constituir Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) com o objetivo de analisar os
 currículos dos cursos de formação de oficiais e apresentar proposta de aperfeiçoamento 
das seguintes Instituições Militares de Ensino Superior das Forças Armadas Brasileiras:
 Escola Naval, Academia Militar das Agulhas Negras e Academia da Força Aérea.
Parágrafo único. Durante o andamento dos trabalhos, poderá haver alteração e/ou
 ampliação dos objetivos específicos, de acordo com o andamento das atividades e
 discussão com os representantes envolvidos.  (reservativa:  Carta Branca para o que quizer)
Art. 2º O GTI será integrado por representantes indicados pelo Ministério da Defesa, da
 Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, do Comando da Marinha,
 do Comando do Exército e do Comando da Aeronáutica.
§ 1º Os membros indicados pelos respectivos órgãos serão designados mediante Portaria
 a ser expedida pelo Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da
 Defesa (SEPESDMD), em até 30 (trinta) dias contados da publicação desta Portaria Interministerial.
§ 2º A coordenação do GTI será exercida por um dos representantes do Ministério da Defesa, 
denominado Coordenador. ( reservativa: a escolha será do comuna Amorim)
Boletim do Exército n° 30, de 29 de julho de 2011. – 7
§ 3º O GTI poderá convidar para participar das discussões, representantes de outros órgãos e  entidades, inclusive especialistas nacionais.
Art. 3º Compete ao GTI aprovar cronograma e proposta de trabalho das atividades a serem desenvolvidas para os estudos e as avaliações acerca dos currículos das instituições de formação.
Art. 4º O GTI reunir-se-á em local e período definido por convocação de seu Coordenador.
§ 1º O Coordenador ficará responsável pelo monitoramento das atividades desenvolvidas e pela validação das propostas apresentadas pelo GTI, devendo apresentar ao SEPESD-MD o  relatório mensal de suas atividades.
§ 2º O Coordenador submeterá, previamente, o relatório final, contendo a análise e as propostas apresentadas pelo GTI, à apreciação do SEPESD-MD.
Art. 5º O GTI apresentará, no prazo de até cento e vinte dias, contado da publicação do ato de 
designação de seus membros, o relatório final dos trabalhos desenvolvidos, ao Ministro de  Estado da Defesa.
Parágrafo único. O prazo a que se refere o caput deste artigo poderá ser prorrogado por até  igual período, mediante proposta fundamentada do Coordenador do GTI.
Art. 6º A participação no GTI criado por esta Portaria Interministerial não ensejará qualquer remuneração.
Parágrafo único. Serão de responsabilidade de cada órgão as despesas decorrentes de eventuais deslocamentos de seus respectivos servidores, observado o disposto na legislação em vigor.
Art. 7º Esta Portaria Interministerial entra em vigor na data de sua publicação.
( Essa Portaria se encontra publicada no DOU nº 139, de 21 JUL 11 – Seção 2).
O documento fala por si, mas reparem no golpe de misericórdia: “A coordenação do GTI será
 exercida por um dos representantes do Ministério da Defesa, denominado Coordenador” .
 Dessa forma aquele que dá as ordens, o Coordenador, vai ser indicado pelo Amorim.
 Ele será o Comissário do PT (Comissário do Povo), e eu acho que o quadro ficaria completo
 se para esse cargo Amorim chamasse o Samuel Pinheiro Guimarães, que foi o seu homem de
 confiança no Itamaraty, um petista exaltadissimo, o tal que obrigava os diplomatas a lerem 
livros marxistas e depois os submetia a provas para comprovar se de fato haviam lido.
 ( matéria da revista Veja de alguns anos atrás) Mas seria um risco, o radicalismo de Samuca
 já se tornou lendário, e poderia irritar ainda mais os militares.
 Melhor esperar um pouco. A respeito do assunto clique em cima do nome dos artigos:
Nota de reservativa:
Não precisa clicar nos links, os artigos e comentários estão logo abaixo
O autor Claudio Mafra do Blog REFLEXÔES RADICAUS (muito bom)
Lula deu um recado para Dilma a propósito dos militares haverem manifestado desconforto
 com a escolha de Amorim:“ Não cabe aos militares gostarem ou não. Dilma é a Comandante-em
 -chefe das Forças Armadas”.
Puxa, que machão! Por que Lula não teve essa coragem toda quando da apresentação do 
Programa de Direitos Humanos em 8 de janeiro de 2010, ocasião em que os ministros militares
 deram um murro na mesa dizendo que se demitiriam (alta indisciplina) e ele rapidamente

 retirou a papelada, botou o rabo entre as pernas, e ainda se saiu com a desculpa notável de que havia assinado sem ler!

A Síndrome do Golpe de Estado

Com a vitória da Dilma, e a quase certeza da volta de Lula, estamos correndo o perigo de uma ditadura sindicalista? Os analistas dizem que sim, mas sem usar essas palavras. ”Ditadura sindicalista” não é bom, tem cheiro de mofo e, sobretudo, é RADICAL. Vamos trocar: usaremos autoritarismo. “Sindicalista”, definitivamente, é para ser jogada fora, e “ditadura” é uma palavra perigosa que deve ser evitada. Também não devemos empregar “esquerdista”, pois incorre em riscos. O melhor é “petista”, que é restrita e diminui a possibilidade de radicalização. Ficaremos portanto com o “autoritarismo petista”. Esse comportamento de evitar certas palavras, que foram muito empregadas no passado recente, pode ser chamado de Síndrome do Golpe de Estado. Ele só se revela quando o governo é de esquerda. É o trauma de 1964.
De qualquer forma, os formadores de opinião estão projetando um cenário sombrio para a democracia no período Dilma-Lula. Analisam o comportamento do Congresso com ampla maioria governista;  o Judiciário com um número muito maior de ministros esquerdistas nos Tribunais Superiores; a Imprensa com a liberdade ameaçada; alertam para modificações na Constituição; chamam a nossa atenção para o risco de estarmos caminhando na mesma direção de alguns países da América Latina; estão certos quanto à  nomeação de milhares e milhares e milhares de militantes para tornar a máquina governamental uma fortaleza imbatível. E assim vamos tomando conhecimento da enorme lista de pesadelos que temos pela frente. (A minha contribuição é a de que a Receita Federal vai virar uma Gestapo). Mas esses analistas não escrevem nenhuma palavra a respeito das Forças Armadas! Ficam aterrorizados com a hipótese de serem acusados de golpistas. Novamente, e agora com muito mais importância: trata-se da Síndrome do Golpe. Dessa maneira, a análise fica capenga. Como se pode ignorar que houve uma intervenção militar em 1964 justamente por medo de uma violenta guinada para a esquerda ? As condições mudaram ? Sim, e muito, mas é importante especular sobre o que pensam as Forças Armadas.
Algumas perguntas devem ser feitas: Os militares, hoje, são completamente diferentes daqueles que depuseram Jango? Vão apoiar tudo o que o próximo governo fizer, desde que a Constituição não seja desrespeitada ? Vão permitir um governo de frequentes consultas populares, como acontece em países de governos esquerdistas ? Desde que não aconteça quebra de hierarquia, como houve no passado, vão permanecer nos quartéis, mesmo que os rumos do país se tornem cada vez mais socializantes ? Com maior apoio do governo ao terrorismo (Farc, Iran, etc), eles continuarão “disciplinados”? (Precisamos projetar um cenário em que esse apoio vá muito mais longe. Afinal uma ex-terrorista não-arrependida foi eleita, e a tentação é grande). De que maneira explicar o murro que deram na mesa a respeito do Programa de Direitos Humanos, quando se ameaçou quebrar a palavra empenhada da anistia para os dois lados? Pode ser considerado indisciplina ? ( Não passou pela cabeça de ninguém discutir esse aspecto). Como explicar o recuo rapidíssimo do governo depois que os generais gritaram que NÃO concordavam ? (Lula chegou a dizer que não havia lido o documento, tal a vontade de se justificar perante eles). O que os militares entendem por “respeito à Constituição”? Até que ponto o rearmamento (necessário) que o governo está promovendo conquistou as Forças Armadas ? Até que ponto oficiais das três armas podem ter sido convertidos ao petismo?
Queremos e precisamos ser informados a esse respeito, mas infelizmente não está acontecendo. O assunto “militares”é tabu, nossos analistas correm léguas para não tocar nele.
Nós não somos a Noruega. Temos que colocar as Forças Armadas em nosso cenário. E o próprio presidente, sem querer, chamou a atenção para isso. Poucos meses atrás Lula disse : “Foi uma benção eu haver perdido a eleição para o Collor. Se eu tivesse sido eleito, ou faria umarevolução ou seria derrubado em seis meses”. Quem seriam os que o derrubariam ? O Congresso votando um impeachment, ou os militares ? Os dois em comum acordo ? Não fomos nós que levantamos a questão, mas o próprio presidente da república. E, bem curioso: De que maneira Lula “faria uma revolução” ? Não foi perguntado!
Ninguém quer ser acusado de estar pregando um golpe de estado. É o medo da patrulha petista, o medo da difamação e, sobretudo: estar compulsoriamente no clube dos radicais, sendo censurado  até pelos amigos. Então vamos continuar fazendo análises excluindo os militares, como se eles não existissem, não fossem responsáveis por várias intervenções na vida política do país.
Como explicar uma oposição que não processou Lula no episodio do mensalão? A alegação é que houve cuidado para “preservar as instituições”.Como? Alguém de fato entendeu o que se passou ? Sabemos que seria um processo normal, respeitados os preceitos constitucionais. Um pedido de impeachment por corrupção. Deveria ter sido encarado como um dever da Oposição, e poderia ter sido aprovado, ou não. O que houve para nem ter sido proposto? A Síndrome do Golpe.
A respeito da “virada”- que Serra ainda acha possivel- uma articulista escreveu: “A oposição quer fazer em 40 dias o que não conseguiu em 8 anos”. Parece um pouquinho arrogante que o sarcasmo sobre a pouca coragem dos oposicionistas tenha vindo dos que nunca conseguiram dizer uma palavra sobre o fator militar no episódio do mensalão, e muito menos quando surgiu o problema no Programa de Direitos Humanos. A imprensa apenas noticiou - muito diferente de analisar. A síndrome do Golpe.
Tags:
Categoria: Artigos

Comentários (8)


1.    TEN CORONEL JOSÉ EVANE DUTRA - EXÉRCITO de CAXIAS
Iniciar imediatamente a montagem de Postos de Observação, com o objetivo de salvaguardar as Instituições Nacionais, como realizou o Grande Heroi Nacional:
MARECHAL CASTELO BRANCO……Não podemos confiar nos inimigos da PATRIA BRASILEIRA.
“A DEFESA DA CONSTITUIÇÃO, PELOS MILITARES, É DEVER PATRIÓTICO”
2.    Jair Bolsonaro
Ou nos politizamos, ainda que tardiamente, ou nos transformam em zumbis.
Deixar a política para a esquerda é pedir para ser eliminado.
O bater no peito e dizer que era “apolítico” foi a senha para a vitória da esquerda.
3.    Saulo Dias
QUANTO MENOS RESISTÊNCIA DOS BRASILEIROS COM CORAÇÃO VERDE E AMARELO, CIDADÃOS DE FATO E DE DIREITO, CONSCIENTES……..MAIS A CAMARILHA VAI DOMINAR E ATINGIR SEU INTENTO: UMA AUTÊNTICA “NOMENKLATURA”, AINDA MAIS FORTE QUE A DO PASSADO NA EXTINTA URSS. SAULO DIAS – 2º TEN RESERVA PMESP.
o    claudiomafra
Alguma coisa tem que ser feita. Primeiro derrotar o PT. A social-democracia vem logo após.
4.    CEL GILBERTO GONÇALVES DE LIMA - EXÉRCITO BRASILEIRO
O CERNE DA QUESTÃO ESTÁ NO ESPÍRITO DA LEI DE ANISTIA, CONCEBIDA COM RARA SABEDORIA COM O PROPÓSITO DE PACIFICAR A NAÇÃO BRASILEIRA. O ESTAMENTO MILITAR ACEITOU-A EM PLENITUDE, ENQUANTO A ESQUERDA RADICAL APENAS TIROU PROVEITO DO QUE LHE INTERESSA: OBTEVE BILIONÁRIAS INDENIZAÇÕES JAMAIS CONCEDIDAS EM PAÍS ALGUM E RECUSOU-SE A ABRIR MÃO DAS SUAS REAIS INTENÇÕES DE, APLICANDO A ALTERNATIVA GRAMSCISTA, IMPLANTAR NO PAÍS UM REGIME TOTALITÁRIO SEMELHANTE AO DE CUBA E DA VENEZUELA. AO PROVOCAREM OS MILITARES DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS, ALÉM DE DESRESPEITAREM A LEI DE ANISTIA, RESPALDADA PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, ESTÃO PRESTANDO UM DESSERVIÇO À MANUTENÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E CATUCANDO O GRANDE MUDO COM VARA CURTA.
5.    claudiomafra
Prezado Coronel,a implantação de um regime totalitário semelhante ao cubano não me parece possivel, mas algo parecido com o que temos na Venezuela, sem dúvida. Tudo depende do comportamento das Forças Armadas. Concordando com a adição de matérias de cunho ideológico esquerdista nas Escolas Militares, bem como na imposição de professores petistas, os atuais Chefes serão responsabilizados mais tarde pelo que de pior pode nos acontecer. De que maneira confiar nos tenentes e capitães que a curto prazo sairão dessas escolas ? E se o PT se perpetuar no poder chegaremos até aos generais. De qualquer maneira a formação dos nossos oficiais deve ser preservada, custe o que custar, ao preço que for, mesmo que implique em que continuemos com armamentos sucateados e , sinto dizer, com salários aviltantes. De alguma forma é necessário reagir imediatamente. ( ver no blog o artigo de 8/agosto/2011 : “Já está acontecendo: Portaria 1874-A que vai colocar o PT nas Escolas Militares”)
6.    URBANO
PARA MIM AS FORÇAS ARMADAS TEM QUE MATAR TODOS OS VERMELHOS QUE SOBRORAM , NAO IMPORTA SE TAO NAO PODER OU NAO , A UNICA COISA QUE O REGIME MILITAR ERROU FOI DE DEIXAR ELES VIVOS , OU AS FORÇAS ARMADAS ACABAM COM ELES OU ELES IRAO ACABAR COM O BRASIL (COMO JA ESTAO ACABANDO) , ONDE SE VIA NA BANDEIRA “ORDEM E PROGRESSO” HOJE SE VE “DESORDEM E CORRUPÇAO” MORTE A TODOS , SE EU FOSSE CRISTO JA TERIA FEITO ISTO, “Nos somos da patria amada fieis soldados por ela amado nas cores das nossas FARDAS , BRASIL
o    claudiomafra
Continuando no ritmo as Forças Armadas dentro de alguns anos serão bolivarianas.27/01/2013 às 23:42
Jose C Nascimentyo
Cansei.
Está faltando nesse “time” HOMEM para chutar o balde.
Geisel, Médici, Bandeira, Castelo Branco… O que restou é muito genérico.

REFLEXÕES RADICAIS

Cláudio Mafra

Um leitor comenta meu artigo sobre os militares

Recebi de um leitor: 
Eu queria fazer dois provisos sobre a sua linha de argumentação. Primeiro: as Forças Armadas de hoje não têm nem um vigésimo do poder de influência que elas tinham há 50 anos. Segundo: não é necessariamente verdade que “os militares” (se é que existe tal generalização) sejam visceralmente contrários a um regime meio bolivariano. Desde a vitória contra a subversão, na primeira metade dos anos 70, tem faltado às Forças Armadas – na minha modesta e não-abalizada opinião – um “sense of purpose”, uma função concretamente precípua. Claro, existem os grandes objetivos permanentes de defesa do País, etc. etc. mas… falta um… inimigo! E, ao longo das últimas décadas, uma parcela do oficialato tem-se deixado seduzir pelo canto de sereia do antiamericanismo. Não se iluda, Mafra: um regime político que acenasse aos militares com um papel de proeminência social e operacional – como sempre ocorre nos regimes de força – conjugado com a “luta contra o invasor ianque, que quer se apropriar das nossas riquezas e subjugar nossa soberania” cairia como uma luva na bem-intencionada, mas extremamente ingênua visão que nossos militares têm da sua missão de defesa do Brasil. Neste sentido, uma mudança ideológica no ensino militar seria recebida com naturalidade e, até mesmo, com simpatia, a exemplo do que já ocorre no Itamaraty.
Em suma: não conte muito com as nossas desmoralizadas, desequipadas, mal remuneradas, desmobilizadas Forças Armadas para afrontar uma possível implantação de um regime bolivariano light por aqui.

A VOZ DA INTERNET A MAIS DEMOCRÁTICA DAS TRIBUNAS  (jcn)


1.    TEN CEL JOSÈ EVANE DUTRA - do EXÉRCITO de CAXIAS
Gostaria de receber o e-mail deste leitor.Tudo indica ser UM COMUNISTA PETISTA tentando alguma coisa duvidosa.
QUEM É VOCÊ? Um patriota? Não acredito…..MOSTRE A SUA CARA SE FOR POSSÍVEL. Recomendação: Não brinque com militare PATRIÓTAS>
2.    Leandro Steele
Ao Ten Cel José Evane Dutra – do Exército de Caxias
Em primeiro lugar, não fui eu quem escreveu o comentário postado e gostaria de me apresentar.
Sou ex-aluno da turma de 72 da EPCAr. Apesar de minha formação militar básica, optei por seguir a carreira de Piloto de Linha Aérea (civil). Nunca deixei de levantar-me ao ouvir as primeiras notas do Hino Nacional ou da Marcha Batida. Portanto…
O que o leitor comentou reflete o desânimo e a tristeza que acometem qualquer verdadeiro patriota, de ver nossas FFAA em total apatia, anestesiadas e entregues, vendidas por seus chefes a aqueles que outrora foram derrotados pelo Exército de Caxias, a Marinha de Tamandaré e a Aeronáutica de Eduardo Gomes.
Agora eu pergunto, Ten Cel José Evane Dutra, QUEM ÉS TU? Ativa, reserva? Duvido. Serias tu, por acaso, reformado? Pois que, atualmente, a exceção do Gen. Heleno, a quem muito admiro, somente os reformados demonstram ter bolas para se pronunciar como cidadãos, já que como militares são impedidos por regulamentos.
E não, não conto com as FFAA para enfrentar qualquer tentativa de implantação de um regime bolivariano light, nem de um regime trotskista, leninista, stalinista, ou o diabo que seja.
Demonstrações de quebra da Constituição Federal já foram dadas de sobra para que, esses que hoje brincam de vestir farda, houvessem tomado uma atitude. Aliás, a própria constituição federal foi fraudada por figura pública, réu confesso, que foi aceita pelos chefes militares, todos com o rabo entre as pernas, como seu ministro da defesa. Defesa de quem, cara pálida?
3.    Waldir Camêlo
CARO TEN CEL JOSÈ EVANE DUTRA
E SR. COMANDANTE LEANDRO STEELE,
É UM PRAZER! EU SOU WALDIR CAMÊLO, ADVOGADO, RADIALISTA E OFICIAL SUPERIOR DE POLÍCIA MILITAR, REFORMADO.
SEM ADENTRAR NO ÂMAGO DA QUESTÃO, EU ME PERMITO DIZER QUE A IMPRESSÃO NÍTIDA É A DE QUE, A MAIORIA DOS OFICIAIS DA ATUALIDADE FORAM FABRICADOS NA CABEÇA DE TOCOS, POIS, LHES FALTA BRIO E BRILHO.
E COMO “NÃO ADIANTA NEM MESMO OS TRES TOQUES NA MADEIRA”, EU JÁ ESTOU A PROCURA DE UM CASTELO E NEM PRECISA SER BRANCO. AFINAL, JÁ SEI COMO ENCONTRAR PESSOAS EXPERIENTES E CAPAZES DE CHAMAR O PECADO PELO SEU PRÓPRIO NOME, AINDA QUE OS CÉUS DESABEM.
Em idos tempos, tínhamos uma organização secreta, clandestina e acéfala e sem eiras e nem beiras, vaticinava” Mantenha limpa sua cidade, mate um comunista por dia”, era a MAC – Movimento Anticomunista.
Hoje não teria nenhum efeito, com menos de um mês, não se encontraria mais comunistas para matar, ainda bem que ninguém que eu saiba, seguiu o conselho do velho MAC.
Hoje não existem mais comunistas, principalmente no Brasil, viraram todos “Capitalista”, “Democráticos” e/ou Corruptos Petistas e  seus apoios remunerados PMdebistas coadjuvantes, o restante é literalmente o resto, agregados socialistas bolivarianos,  e Fidelistas   festivos, e opositores conformados.